Daisy de Sanctis, Líder Técnica da Dow para a América Latina

Daisy de Sanctis, Líder Técnica da Dow para a América Latina

Para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, a Dow lançou uma novidade que promete ampliar os atributos sensoriais de formulações de cuidado com a pele. A solução EcoSmooth™ Delight é compatível com a maioria dos ingredientes, o que possibilita ao formulador criar emulsões para o rosto e o corpo com estrutura e textura diferenciadas.

Segundo Daisy de Sanctis, líder técnica da Dow para a América Latina, a tecnologia “proporciona hidratação superior e possui toque macio, sedoso e aveludado, além de melhor absorção e espalhabilidade. Além disso, o ativo não é pegajoso ou oleoso”. O produto foi desenvolvido durante quatro anos e já está disponível no mercado brasileiro.

Foco da inovação apresentada pela Dow, a hidratação é uma tendência forte nos cuidados com a pele, especialmente na América Latina, como afirma Thelma Bayoud, Gerente de Marketing da Dow para a América Latina - Home & Personal Care. “A hidratação aparece em mais de 70% das inovações do mercado, seguida pela categoria botânico/herbal”.

Outra novidade da Dow são as aplicações do Ethocel™ STD 100 Premium, um composto vegetal obtido a partir da celulose que confere textura e viscosidade aos óleos. O ingrediente espessante acompanha a tendência do mercado por soluções que possam ser incorporadas a diversas aplicações e pode ser utilizada em diferentes formulações, incluindo óleos e géis corporais, protetores solares, óleos bronzeadores, leave-in para os cabelos, maquiagens e produtos anti-idade.

A tecnologia mantém todas as propriedades de produtos à base de óleo, como brilho e hidratação, resultando em texturas óleo-gel fluidas a viscosas, de sensorial leve e agradável, e de fácil aplicação, retirando o aspecto pegajoso, característico de formulações oleosas”, descreve de Sanctis. O Ethocel™ STD 100 Premium proporciona também transparência aos produtos, deixando-os com uma aparência clean.

Segundo Bayoud, uma grande tendência do mercado de cuidados para cabelos é o uso de óleos.Eles têm propriedades que vão da hidratação à regeneração dos fios, e podem promover o seu fortalecimento e proteção”, explica. Além de garantir estrutura para óleos, o Ethocel™ STD 100 forma um filme protetor sobre os cabelos, contribuindo para a redução da perda de água sem afetar as propriedades dos ingredientes ativos do produto.

Dow's Marketing Manager for Latin America - Home & Personal...

Dow’s Marketing Manager for Latin America - Home & Personal Care

Bayoud afirma que as principais reivindicações do mercado brasileiro para o cuidado dos cabelos se dão nas categorias botânico/herbal, brilhante/clareador e hidratante. Ingredientes botânicos são muito valorizados e mais de 50% das inovações na América Latina em 2014 seguiram essa tendência. Extratos naturais e grãos também têm sido bastante explorados por suas propriedades de fortalecimento, restauração, hidratação e melhoria sensorial do cabelo. Produtos antienvelhecimento, livres de sal e com multifuncionalidade se destacam.” O segmento masstige (produtos de consumo massivo comercializados como itens de prestígio) é outro que veio para ficar, acrescenta Bayoud.

O masstige é tendência também nos cuidados com o corpo, incluindo ativos que promovem regeneração, hidratação de longa duração, ação firmadora e nutrição da pele. Segundo Bayoud, esse movimento também propiciará o desenvolvimento de diferentes texturas.

Há ainda um aumento da procura por atributos de longa duração/mais de 24 horas, demonstrando a oportunidade de criação de produtos que atendam às necessidades de praticidade e conveniência dos brasileiros. “Os benefícios sensoriais são extremamente valorizados para o consumidor, como a rápida absorção sem deixar sensação de oleosidade, e o toque suave, sedoso e seco”, finaliza.