Segundo a Euromonitor, apesar da desaceleração econômica, o Brasil hoje se posiciona como terceiro no ranking mundial, considerando todos os segmentos, atrás dos Estados Unidos e do China.

© Euromonitor

Produtos para cabelos, motor do mercado

Maior mercado mundial nos segmentos de perfumes e desodorantes, o Brasil vem registrando também crescimento significativo no universo de produtos para cabelos, em particular de condicionadores, um segmento extremamente dinâmico. Para a Mintel, o Brasil foi responsável no ano passado por 9% de todos os produtos capilares lançados no mundo, diante do Reino Unido (8%) e dos Estados Unidos (7%).

Esse mercado deve registrar um crescimento anual de dois dígitos nos próximos quatro anos, com previsão de atingir 12,45 bilhões de dólares em 2017, segundo a empresa de pesquisas Mintel. Em 2013, xampus e condicionadores representavam um mercado estimado em 2,92 bilhões de dólares. A taxa de utilização de xampu no Brasil figura entre as mais elevadas do mundo: 91% dos brasileiros declaram usar xampu – uma proporção idêntica à da França (91%) e superior à da Inglaterra (89%).

© Euromonitor

Christopher Lindsley, Analista Global do setor de Produtos para Pele da Mintel, explica que isso se deve, em parte, ao número recorde de novos produtos lançados – aliás, um número raramente visto em outras regiões do mundo, com uma oferta bem adaptada à diversidade local e argumentos que valorizam especificidades regionais. Christopher Lindsley acrescenta que, "futuramente, o desenvolvimento de tratamentos anti-idade poderá agregar ainda mais valor ao mercado".

Segmento premium ganha terreno

Segundo Euromonitor, o mercado brasileiro ainda é dominado por produtos populares, mas progressivamente a tendência aponta para a crescente importância do segmento premium, graças, em particular, ao aumento das vendas de perfumes e produtos para pele.

Por último, o sistema de vendas diretas começa a perder terreno, em favor de marcas comercializadas em lojas. Um bom exemplo é o sucesso da L’Occitane, que ilustra um dos mais belos crescimentos de marcas internacionais no Brasil.

© Euromonitor