Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Brasil: Mercado de cosméticos dinamizado por produtos capilares

Mesmo com a desaceleração dos indicadores econômicos, o Brasil confirma sua crescente presença no cenário internacional de beleza. Maior mercado mundial de perfumes, o país ocupa o segundo lugar na venda de produtos para cabelos, redefinindo, juntamente com a China, o panorama internacional. Por ocasião do Salão In-Cosmetics, realizado em Hamburgo no início de abril, a Euromonitor e a Mintel passaram em revista os próximos vetores de desenvolvimento desse país que hoje ocupa uma posição preponderante na paisagem global dos cosméticos.

Segundo a Euromonitor, apesar da desaceleração econômica, o Brasil hoje se posiciona como terceiro no ranking mundial, considerando todos os segmentos, atrás dos Estados Unidos e do China.

© Euromonitor

© Euromonitor

Produtos para cabelos, motor do mercado

Maior mercado mundial nos segmentos de perfumes e desodorantes, o Brasil vem registrando também crescimento significativo no universo de produtos para cabelos, em particular de condicionadores, um segmento extremamente dinâmico. Para a Mintel, o Brasil foi responsável no ano passado por 9% de todos os produtos capilares lançados no mundo, diante do Reino Unido (8%) e dos Estados Unidos (7%).

Esse mercado deve registrar um crescimento anual de dois dígitos nos próximos quatro anos, com previsão de atingir 12,45 bilhões de dólares em 2017, segundo a empresa de pesquisas Mintel. Em 2013, xampus e condicionadores representavam um mercado estimado em 2,92 bilhões de dólares. A taxa de utilização de xampu no Brasil figura entre as mais elevadas do mundo: 91% dos brasileiros declaram usar xampu – uma proporção idêntica à da França (91%) e superior à da Inglaterra (89%).

© Euromonitor

© Euromonitor

Christopher Lindsley, Analista Global do setor de Produtos para Pele da Mintel, explica que isso se deve, em parte, ao número recorde de novos produtos lançados – aliás, um número raramente visto em outras regiões do mundo, com uma oferta bem adaptada à diversidade local e argumentos que valorizam especificidades regionais. Christopher Lindsley acrescenta que, "futuramente, o desenvolvimento de tratamentos anti-idade poderá agregar ainda mais valor ao mercado".

Segmento premium ganha terreno

Segundo Euromonitor, o mercado brasileiro ainda é dominado por produtos populares, mas progressivamente a tendência aponta para a crescente importância do segmento premium, graças, em particular, ao aumento das vendas de perfumes e produtos para pele.

Por último, o sistema de vendas diretas começa a perder terreno, em favor de marcas comercializadas em lojas. Um bom exemplo é o sucesso da L’Occitane, que ilustra um dos mais belos crescimentos de marcas internacionais no Brasil.

© Euromonitor

© Euromonitor

Fontes: Euromonitor /Mintel

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções