Consumo elevado por habitante

Em 2013, o Brasil já se posicionava como o maior mercado mundial de perfumes, movimentando mais de 6 bilhões de dólares. Essa liderança foi conquistada graças a um elevado consumo per capita: os brasileiros usam, em média, três vezes mais perfume que os americanos, que ocupam o segundo lugar no ranking mundial.

Mesmo já sendo bastante elevado, o nível de consumo de perfumes deverá prosseguir em sua trajetória rápida e ascendente, num país em que tanto homens como mulheres usam perfumes em grande quantidade e estão sempre em busca de novas experiências. Além disso, a população brasileira é jovem e sua renda é cada vez maior. "Esses três alicerces – ampla base de consumidores, busca de novas experiências por parte dos consumidores, população jovem e com boa situação financeira – serão os motores de um crescimento rápido e contínuo do mercado", ressalta a Canadean [1].

Popular e luxo

Segundo essa agência de pesquisas de mercado, existem oportunidades tanto para produtos masculinos como femininos, bem como para produtos populares ou sofisticados. O brasileiro é um povo adepto do uso de perfumes. Como o mercado é composto por grupos de consumidores diferentes, os fabricantes podem direcionar a oferta. Os homens ocupam um papel de destaque no mercado brasileiro de perfumes, representando 48,7% em termos de volume de produto. Um dado interessante é que o consumo de perfumes na metade mais pobre da população é quase idêntico ao consumo na metade mais rica. Portanto, o mercado brasileiro oferece um grande número de oportunidades para quase todos os tipos de produtos e faixas de preço.

Identidade e experiências

Em relação à motivação para o consumo, a agência Canadean constatou que, no Brasil, 25,5% do faturamento do setor corresponde a consumidores que desejam veicular uma visão específica de feminilidade ou de virilidade, mesmo quando usam o perfume para romper deliberadamente com estereótipos associados ao gênero. Outro elemento que pesa na decisão de compra é o desejo do consumidor de descobrir novos aromas: segundo o estudo, essa é uma das principais motivações, representando pouco menos de um quarto de todo o faturamento com perfumes vendidos no Brasil. Outro fator de motivação importante evidenciado pela pesquisa é a busca do próprio prazer.

População jovem com crescente poder de compra

Cerca de 100 milhões de pessoas – metade da população total do Brasil – têm entre 16 e 35 anos. Além de representarem uma fatia considerável da população, esses consumidores usam perfume com frequência maior que os consumidores de outras faixas etárias. "Se agregarmos a isso o aumento do poder de compra e o crescimento do PIB per capita em mais de 4.000 dólares entre 2007 e 2012, podemos apostar que os jovens brasileiros representam um fator de aceleração para o crescimento do mercado", conclui a agência de pesquisas.