Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Brasil: mercado de perfumes deve manter crescimento rápido

De acordo com um novo relatório publicado pela Canadean, o mercado brasileiro de perfumes, que já ocupa a liderança mundial, deve continuar registrando um acelerado crescimento, impulsionado pela ampla base de consumidores, por clientes ávidos por experiências novas, bem como por uma população jovem com poder aquisitivo cada vez maior.

Consumo elevado por habitante

Em 2013, o Brasil já se posicionava como o maior mercado mundial de perfumes, movimentando mais de 6 bilhões de dólares. Essa liderança foi conquistada graças a um elevado consumo per capita: os brasileiros usam, em média, três vezes mais perfume que os americanos, que ocupam o segundo lugar no ranking mundial.

Mesmo já sendo bastante elevado, o nível de consumo de perfumes deverá prosseguir em sua trajetória rápida e ascendente, num país em que tanto homens como mulheres usam perfumes em grande quantidade e estão sempre em busca de novas experiências. Além disso, a população brasileira é jovem e sua renda é cada vez maior. "Esses três alicerces – ampla base de consumidores, busca de novas experiências por parte dos consumidores, população jovem e com boa situação financeira – serão os motores de um crescimento rápido e contínuo do mercado", ressalta a Canadean [1].

Popular e luxo

Segundo essa agência de pesquisas de mercado, existem oportunidades tanto para produtos masculinos como femininos, bem como para produtos populares ou sofisticados. O brasileiro é um povo adepto do uso de perfumes. Como o mercado é composto por grupos de consumidores diferentes, os fabricantes podem direcionar a oferta. Os homens ocupam um papel de destaque no mercado brasileiro de perfumes, representando 48,7% em termos de volume de produto. Um dado interessante é que o consumo de perfumes na metade mais pobre da população é quase idêntico ao consumo na metade mais rica. Portanto, o mercado brasileiro oferece um grande número de oportunidades para quase todos os tipos de produtos e faixas de preço.

Identidade e experiências

Em relação à motivação para o consumo, a agência Canadean constatou que, no Brasil, 25,5% do faturamento do setor corresponde a consumidores que desejam veicular uma visão específica de feminilidade ou de virilidade, mesmo quando usam o perfume para romper deliberadamente com estereótipos associados ao gênero. Outro elemento que pesa na decisão de compra é o desejo do consumidor de descobrir novos aromas: segundo o estudo, essa é uma das principais motivações, representando pouco menos de um quarto de todo o faturamento com perfumes vendidos no Brasil. Outro fator de motivação importante evidenciado pela pesquisa é a busca do próprio prazer.

População jovem com crescente poder de compra

Cerca de 100 milhões de pessoas – metade da população total do Brasil – têm entre 16 e 35 anos. Além de representarem uma fatia considerável da população, esses consumidores usam perfume com frequência maior que os consumidores de outras faixas etárias. "Se agregarmos a isso o aumento do poder de compra e o crescimento do PIB per capita em mais de 4.000 dólares entre 2007 e 2012, podemos apostar que os jovens brasileiros representam um fator de aceleração para o crescimento do mercado", conclui a agência de pesquisas.

Fonte: Canadean

Observações

[1"Market Focus: Trends and Developments in the Fragrances Sector in Brazil", Canadean , jan. 2014, p. 38.

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Marcas Indies são destaque no salão MakeUp in Los Angeles

Marcas Indies são destaque no salão MakeUp in Los Angeles

A Califórnia não é somente um dos polos mais movimentados do planeta beleza – é também um dos principais berços das tendências mundiais. Assim sendo, o salão MakeUp in Los Angeles optou, desde a sua criação, em 2016, por dar destaque a jovens marcas independentes e empreendedoras, em particular nas mesas-redondas e conferências apresentadas (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alerta de Tendência 2018 - Body is the new face

Leïla Rochet-Podvin
Alerta de Tendência 2018 - Body is the new face

Uma visão mais holística da beleza vem despontando no horizonte, orquestrada pela geração Millenials. Com uma proposta mais positiva de lidar com o corpo, encampada pelo movimento Body Positive, ela integra bem-estar, estilo e sensualidade e vem redinamizando a categoria de cuidados corporais. Expor a própria imagem, evidenciando um corpo (...)

+ informações

Seções