Por outro lado, a Ásia e a América Latina se destacaram como os mercados que mais cresceram: Brasil, Chile, Índia, Indonésia e Vietnã foram os países que registraram as mais altas CAGRs (taxa de crescimento composta anual) dos últimos cinco anos.

As diversas faces do mercado brasileiro de perfumes

Segundo pesquisa da Mintel, o Brasil foi um dos mercados que mais cresceram nos últimos cinco anos, com 13,6% de CAGR em moeda local. Mesmo se esse crescimento perder fôlego nos próximos cinco anos, o Brasil permanecerá na liderança do mercado mundial de perfumes: as estimativas são que as vendas alcancem US$ 5,1 bilhões em 2017.

Para os brasileiros, perfumar-se faz parte do dia a dia: 90% da população compra perfume regularmente e 84% afirma usar perfume com frequência. Para fabricantes e distribuidores do setor de beleza com atuação local ou internacional, isso representa um formidável horizonte de oportunidades onde há espaço de sobra para oferecer fragrâncias inovadoras que atendam às preferências locais.

Ásia, novas fronteiras promissoras

Com exceção do Japão, onde a venda de perfumes diminuiu nos últimos cinco anos, o mercado asiático também vem registrando um rápido crescimento, embora menos espetacular que o dos mercados ocidentais. Na China, a CAGR alcançou o recorde de 9% nos últimos cinco anos. Outros países também fizeram bonito, como Índia (25%), Indonésia (44%), Vietnã (15%) e Coreia do Sul (12%).

Levando em conta a crescente tendência de adaptação às especificidades de cada cultura, empresas nacionais e internacionais do setor deverão desenvolver produtos que correspondam a demandas regionais:

- A Índia cultiva laços culturais fortes com aromas: desodorantes perfumados e sprays corporais ocupam um lugar de destaque no país.
- Já na China, que lentamente vem abrindo espaço para fragrâncias ocidentais, o conceito de perfume é relativamente novo para os consumidores, que buscam um estilo de vida ocidental e ocasiões especiais ao escolher um perfume.
- A Coreia do Sul é outro exemplo de país em que a indústria de beleza vem florescendo, mas o hábito de usar perfume ainda não faz parte do ritual de cuidados diários. No entanto, nas lojas de departamento e butiques especializadas, a venda de perfumes vem registrando um aumento significativo.

Em países como Índia, China e Vietnã, onde a classe média vem crescendo rapidamente – e, junto com ela, a busca por um estilo de vida inspirado no requinte ocidental –, resta saber quando e como o hábito de se perfumar passará a ser um ritual cotidiano, visto que é um elemento decisivo para o crescimento do mercado de perfumes.