Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Emmanuelle Moeglin

Vendas de perfumes se destacam no cenário de expansão dos mercados mundiais

A doce fragrância do sucesso continuou se espalhando pelo mercado mundial de perfumes: estimadas em quase US$ 30 bilhões em 2013, as vendas foram puxadas principalmente pelo Brasil e outros mercados maduros, como Estados Unidos (U$ 3,2 bilhões) e Reino Unido (U$ 2 bilhões).

Por outro lado, a Ásia e a América Latina se destacaram como os mercados que mais cresceram: Brasil, Chile, Índia, Indonésia e Vietnã foram os países que registraram as mais altas CAGRs (taxa de crescimento composta anual) dos últimos cinco anos.

As diversas faces do mercado brasileiro de perfumes

Segundo pesquisa da Mintel, o Brasil foi um dos mercados que mais cresceram nos últimos cinco anos, com 13,6% de CAGR em moeda local. Mesmo se esse crescimento perder fôlego nos próximos cinco anos, o Brasil permanecerá na liderança do mercado mundial de perfumes: as estimativas são que as vendas alcancem US$ 5,1 bilhões em 2017.

Para os brasileiros, perfumar-se faz parte do dia a dia: 90% da população compra perfume regularmente e 84% afirma usar perfume com frequência. Para fabricantes e distribuidores do setor de beleza com atuação local ou internacional, isso representa um formidável horizonte de oportunidades onde há espaço de sobra para oferecer fragrâncias inovadoras que atendam às preferências locais.

Ásia, novas fronteiras promissoras

Com exceção do Japão, onde a venda de perfumes diminuiu nos últimos cinco anos, o mercado asiático também vem registrando um rápido crescimento, embora menos espetacular que o dos mercados ocidentais. Na China, a CAGR alcançou o recorde de 9% nos últimos cinco anos. Outros países também fizeram bonito, como Índia (25%), Indonésia (44%), Vietnã (15%) e Coreia do Sul (12%).

Levando em conta a crescente tendência de adaptação às especificidades de cada cultura, empresas nacionais e internacionais do setor deverão desenvolver produtos que correspondam a demandas regionais:

- A Índia cultiva laços culturais fortes com aromas: desodorantes perfumados e sprays corporais ocupam um lugar de destaque no país.
- Já na China, que lentamente vem abrindo espaço para fragrâncias ocidentais, o conceito de perfume é relativamente novo para os consumidores, que buscam um estilo de vida ocidental e ocasiões especiais ao escolher um perfume.
- A Coreia do Sul é outro exemplo de país em que a indústria de beleza vem florescendo, mas o hábito de usar perfume ainda não faz parte do ritual de cuidados diários. No entanto, nas lojas de departamento e butiques especializadas, a venda de perfumes vem registrando um aumento significativo.

Em países como Índia, China e Vietnã, onde a classe média vem crescendo rapidamente – e, junto com ela, a busca por um estilo de vida inspirado no requinte ocidental –, resta saber quando e como o hábito de se perfumar passará a ser um ritual cotidiano, visto que é um elemento decisivo para o crescimento do mercado de perfumes.

Ver online : Mintel

Emmanuelle Moeglin

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Emmanuelle Moeglin

Com vários anos de experiência na área de desenvolvimento de perfumes e pesquisas de mercado, Emmanuelle Moeglin mobiliza sua criatividade e seu raciocínio analítico atuando como analista e apresentadora da Mintel em questões ligadas a Fragrâncias e Cuidados Pessoais.

Site da agência : http://brasil.mintel.com/

Foco
Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

O novo princípio ativo sensorial da Symrise proporciona uma suave sensação de calor sobre a pele, semelhante à de um raio de sol. Com o nome de Thermolat, ele foi desenvolvido para entrar na composição de cremes, géis e bálsamos e produz efeitos duradouros, com a vantagem de não provocar sensação de ardência ou queimação. "Comparado com o (...)

+ informações
Palavra de especialista
Oud - Ouro líquido da perfumaria

Alessandra Tucci
Oud - Ouro líquido da perfumaria

O agarwood - também chamada de gaharu, aloeswood ou simplesmente oud (oudh, em árabe) - é uma madeira resinosa citada em muitos livros sagrados, principalmente orientais, e que é muito valorizada. A matéria-prima utilizada na perfumaria, porém, não vem propriamente da madeira da árvore, mas de uma resina formada dentro de seus troncos. A (...)

+ informações

Seções