As fãs de blush e de base irão pensar duas vezes de agora em diante antes de demorar vinte minutos para se transformarem. Porque um estudo publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology concluiu que as mulheres são mais atraentes quando se maquiam com moderação.

Quanto menos maquiagem, melhor ? Crédito da foto : © Serg Zastavkin /...

Quanto menos maquiagem, melhor ? Crédito da foto : © Serg Zastavkin / shutterstock.com

Base, um pouco de sombra nas pálpebras, rímel, blush, batom... A parafernália para se embelezar é particularmente vasta para as que não conseguem sair de casa sem maquiagem. E, no entanto, a confiar em um estudo recente, as adeptas dos pincéis estariam se esforçando demais para pouco resultado.

O estudo foi simples: fotos de mulheres mais ou menos maquiadas foram exibidas para uma amostra de homens e mulheres. E, para a surpresa de todos, uma maioria esmagadora dos "cobaias" achou as mulheres com 30% a 40% de maquiagem a menos no rosto mais atraentes, em comparação com as fotos com mulheres mais maquiadas. E é um consenso, já que a porcentagem vale tanto para as mulheres quanto para os homens.

Segundo o médico que liderou a experiência, acreditamos erroneamente em alguns clichês: a maquiagem torna a pessoa mais atraente, os homens preferem as magras enquanto as mulheres preferem os homens musculosos.

Um estudo que pode explicar o sucesso da tendência nua em maquiagem.