A sexta edição da conferência "Beauty of Sourcing with Respect", organizada pela UEBT (União para o Biocomércio Ético) será realizada no dia 8 de abril em Paris, no Centro de Conferências Trocadéro. O tema do evento será "A Dimensão Humana da Biodiversidade".

Rik Kutsch Lojenga

Rik Kutsch Lojenga

"Uma pesquisa UEBT/IPSOS [1] revelou que os consumidores estão cada vez mais atentos ao aspecto ético da biodiversidade. A consciência sobre práticas de abastecimento ético em biodiversidade passou de 28% em 2009 para 45% em 2013, enquanto o conhecimento relativo à repartição justa e equitativa dos benefícios passou de 38% para 50%. No setor de beleza, a natureza é com frequência protagonista do storytelling de produtos ou marcas, mas o aspecto humano vem ganhando terreno", salienta a organização.

A conferência da UEBT vai analisar os esforços empreendidos por empresas e organizações para promover uma abordagem mais sustentável e inclusiva do abastecimento em ingredientes naturais. Durante o evento, será apresentada a nova pesquisa com consumidores UEBT/IPSOS sobre conscientização em relação à biodiversidade, conduzida este ano em sete países de diversos continentes. O poder do storytelling sobre biodiversidade será tema de um debate com especialistas em marketing e representantes de grandes empresas.

"A indústria de beleza reconhece cada vez mais o valor de políticas inclusivas, o que abrange responsabilidade social, comércio justo e abastecimento solidário. Essa conferência oferece uma oportunidade única para passar em revista as tendências e compartilhar práticas eficazes que mostrem de que maneira o abastecimento pode respeitar a biodiversidade e as questões humanas", aponta Rik Kutsch Lojenga, diretor executivo da UEBT.

María Julia Oliva

María Julia Oliva

Nesta edição, a conferência UEBT apresentará também as atualizações e experiências práticas relativas às novas regras aplicáveis a inovações baseadas na biodiversidade, conhecidas pelo nome de Acesso e Repartição de Benefícios (ABS, na sigla em inglês). Profissionais especializados discutirão os efeitos da regulamentação europeia referente aos ABS, cuja promulgação estava prevista para março.

"A regulamentação da União Europeia (UE) relativa ao ABS contempla a exigência de realizar due diligence em empresas que desenvolvam ingredientes e produtos à base de plantas, o que terá desdobramentos na maneira como o setor de beleza aborda a pesquisa e a inovação", explica Maria Julia Oliva, da UEBT, renomada especialista internacional na área de ABS. A conferência será também uma oportunidade para conhecer as iniciativas concretas desenvolvidas por empresas que implementam o ABS no Brasil e na África do Sul.

Mais informações sobre a conferência da UEBT: www.ethicalbiotrade.org/bsr_2014/