Criada em 1999 nos EUA pela sul-coreana Toni Ko, a NYX Professional Makeup surgiu como alternativa entre as grifes premium e as maquiagens mais populares, prometendo oferecer produtos de nível profissional a preços acessíveis. Presente em 70 países, a empresa chegou ao Brasil em 2007, sendo agora relançada pelo Grupo L’Oréal, que adquiriu a marca há cerca de três anos.

Bianca Pi, diretora da NYX no Brasil

A missão da L’Oréal é oferecer beleza para todos. Para isso, é imprescindível que garanta acesso a produtos de alta qualidade em todas as categorias de beleza, inclusive maquiagem, setor que cresce de forma acelerada no Brasil nos últimos anos”, diz Bianca Pi, diretora da NYX no país. Representando 26,4% do faturamento atual da multinacional francesa, que já conta com a marca de maquiagens Maybelline em sua divisão de varejo, a categoria é uma grande aposta do grupo para os próximos anos.

Como parte da estratégia de repaginação da marca, a L’Oréal recolheu os produtos e fechou os quiosques da NYX que ainda estavam em operação no Brasil – a rede chegou a somar 30 pontos de venda no país. Nesta nova fase, a marca irá operar somente com lojas próprias, oferecendo mais de 1500 artigos, todos importados, do portfólio de 3000 produtos da marca. A primeira unidade foi inaugurada no mês de julho, no Rio de Janeiro.

É difícil trabalhar com tamanha variedade no espaço de um quiosque. As lojas seguirão regras de tamanho, profundidade e vitrine, entre outras, criando um ambiente inspirador para o consumidor”, afirma Pi. Comparados com candy shops (lojas de doces) pela diretora da empresa, os novos espaços deverão ter ao menos 80m², sete metros de vitrines, muitos espelhos e maquiagens à disposição para teste. “Queremos que o cliente se sinta livre para se expressar por meio da maquiagem”, acrescenta.

De acordo com Pi, a NYX almeja dois tipos de público no Brasil: os maquiadores profissionais e as make-up junkies, adolescentes e jovens mulheres “viciadas” em maquiagens. Uma pesquisa realizada pela Nielsen constatou que, apesar do cenário econômico desfavorável no Brasil, a categoria ganhou mais de 2 milhões de novos consumidores no último ano. Mais de 60% deles são mulheres de 19 a 25 anos.

Os produtos têm valores que variam de R$ 20 (lápis de boca) a R$ 150 (paleta de sombras). “Sabemos o quanto custa caro para um profissional no Brasil montar sua maleta de produtos. Por isso, possuímos uma ampla faixa de preços, que atende desde o estudante, que busca montar seu primeiro kit, ao grande profissional, que encontra no vasto sortimento da marca uma maneira econômica de complementar sua maleta com uma diversificada gama de texturas, cores, acabamentos e ferramentas de alta qualidade”, diz Pi.

Pensando no cliente profissional, a empresa patrocinou o 8° Congresso Internacional Maquiagem, realizado em São Paulo, em setembro, durante a última edição da Beauty Fair. Além de participar do evento com um estande, a marca promoveu discussões sobre tendências em maquiagem com representantes de sua equipe e convidados, como a drag queen baiana Nina Codorna, vencedora do 1° Face Awards Brasil, concurso organizado pela NYX.

Até o final deste ano, outras lojas devem ser abertas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A marca também ganhará um novo e-commerce, que está sendo estudado e deverá levar em conta os produtos mais procurados no Brasil. “Nós apostamos que a NYX será um sucesso por aqui”, completa Bianca Pi.