A agência In-trend Ltd., líder do segmento de análises prospectivas para o setor de beleza, teve o privilégio de participar da feira e identificou as macrotendências presentes na Beauty Fair, bem como alguns produtos importantes e inspiradores lançados durante o evento. Confira.

1. Cachos em alta

Depois do longo reinado dos fios lisos e escorridos, os cabelos crespos e cacheados fizeram um retorno triunfal ao universo fashion, destacando-se nas passarelas dos últimos desfiles: 70% das marcas presentes na Beauty Fair lançaram produtos de styling para cabelos, bem como linhas completas de produtos especialmente formulados para fios cacheados. O Brasil é uma nação multicultural, em que 50% da população é negra ou mestiça. Com essa informação em mente, as marcas apresentaram ofertas específicas à categoria, com um amplo leque de produtos adaptados às numerosas e diferentes texturas que caracterizam os cabelos encaracolados.

HASKELL: Cachos Sim! é uma nova linha especialmente desenvolvida para cabelos crespos e cacheados. A linha, que inclui shampoo, condicionador, máscara umectante, memorizador de cachos leave in e óleo absoluto de coco, promete eliminar o frizz e hidratar cabelos ressecados.

2. Transição capilar: fios relaxados dão lugar a fios naturais

Com a crescente recusa dos consumidores em usar processos químicos para relaxamento capilar, as marcas decidiram apostar nas mídias sociais para ajudá-los durante a fase de texturização, ou seja, na transição de cabelos relaxados para cachos definidos naturalmente.

Celebridades, cabeleireiros de luxo e blogueiras de beleza estão sempre se comunicando por meio das mídias sociais, oferecendo sugestões, dicas e conselhos valiosos sobre o que fazer ou evitar na hora de assumir os cabelos naturais.

Confira alguns dos temas mais abordados nas mídias sociais pela marca SALON LINE, uma das líderes do mercado:

• Big Chop – é indispensável cortar todo o cabelo danificado por química?
• Como disfarçar pontas lisas, graças a acessórios para criar cachos.
• Experiências com novos "penteados protetores".
• Co-wash, método para diminuição do uso do shampoo.

3. Shampoo alisante

A escova progressiva / de queratina foi inventada no Brasil. Portanto, não é de surpreender que esse país – que detesta o frizz – seja mais uma vez o berço de inovações nessa categoria. Com a crescente preocupação causada pelo uso de ingredientes tóxicos, como o formaldeído presente em métodos tradicionais de alisamento à base de queratina, as marcas estão desenvolvendo alternativas mais seguras para acabar com o frizz dos cabelos. A fim de simplificar esse tipo de serviço, tornando-o mais rápido e menos trabalhoso para os profissionais, a novidade em termos de tratamento é o shampoo alisante, para uso exclusivo em salões. O produto alinha e alisa os fios, reduz o frizz e o volume dos cabelos, além de promover uma intensa reestruturação das fibras capilares.

SWEET HAIR: The First, como o próprio nome indica, foi o primeiro shampoo para alisamento lançado no mercado. Em vez de formaldeído, o produto usa uma série de ácidos hidróxidos para alisar os fios.

FELITHI PROFESSIONAL: Seguindo o mesmo padrão, a marca desenvolveu o Liso Sublime, fórmula que sela a cutícula capilar por polimerização. O método associa polímeros e nanosferas de óleo de abacate e gergelim. O alisamento dos fios é ativado com o uso de uma fonte de calor (secador e chapinha).

As marcas não medem esforços na busca por métodos que eliminem o frizz e protejam os cabelos dos efeitos da alta umidade gerada pelo calor característico de zonas equatoriais. A novidade é que as marcas estão buscando usar produtos para pentear, em vez de tratamentos químicos que controlem a umidade. A ideia é acabar com os efeitos nocivos causados por serviços que usam substâncias químicas.

COSMEZI ITALIA: O Liquid Umbrella contém uma molécula hidrofóbica com alto poder de proteção, à base de dipropileno glicol e silicones, que formam um filme ultrafino e leve em torno dos fios, impermeabilizando e protegendo os cabelos da umidade, água e poluição, mesmo nos dias de chuva. As substâncias líquidas literalmente deslizam sobre a superfície dos cabelos, sem molhar nem penetrar nas fibras.

4. Hidratação

Os cachos têm uma textura naturalmente seca. No Brasil, a hidratação dos fios é uma questão de suma importância.

EMBELLEZE: As ampolas Nutrire D-Pantenol contêm um complexo altamente concentrado de D-pantenol. Quando adicionado ao shampoo, o tratamento proporciona hidratação intensa aos fios e contribui para a retenção da umidade.

HIDRAT NEON: Esse procedimento, realizado exclusivamente por profissionais, potencializa os efeitos dos tratamentos capilares, por meio de um sistema de emissão de luz. O LED é acoplado a um spray usado para aplicar substâncias que nutrem e hidratam os cabelos, proporcionando regeneração para a cutícula de fios ressecados.