Os copoliésteres da Eastman já conquistaram as brasileiras Natura e L’Occitane au Brésil e agora avançam no exigente mercado de cosméticos. Leves e sofisticadas, as embalagens de resinas plásticas podem ser adaptadas ao design escolhido pelo fabricante e são uma alternativa inovadora e sustentável aos polímeros tradicionais.

Linha de maquiagens Aquarela, da Natura

Linha de maquiagens Aquarela, da Natura

Destaque na FCE Cosmetique 2015, a The Glass Polymer se tornou referência por sua transparência, brilho, resistência mecânica e química, além da versatilidade de criação e processamento. A linha de resinas é indicada para embalagens de batons, pós compactos, sombras, bases, blushes, brilhos labiais, cremes faciais e tampas de perfumes. “O conceito surgiu desses atributos que, combinados, permitem que se substitua o vidro em aplicações que necessitem de transparência, paredes grossas e durabilidade, além da liberdade de design que poucos materiais têm”, explica Rogério Dias, gerente regional da Eastman na América Latina.

A novidade despertou a atenção da Natura, líder em cosméticos no Brasil, que escolheu o copoliéster Eastar para as embalagens de sua maior linha de maquiagens, a Aquarela. A resina endossa o comprometimento da Natura com a sustentabilidade – ela é a sexta empresa mais sustentável do mundo segundo a pesquisa Sustainability Leaders de 2015 –, uma vez que detém o certificado Greenguard de qualidade do ar em ambientes fechados e não possui bisfenol-A ou plastificantes em sua composição.

A parceria entre Eastman e Natura, já conhecida pelas sofisticadas embalagens plásticas da linha Natura Chronos, rendeu aos produtos Aquarela dois prêmios da revista Embanews em 2014, nas categorias Matéria-Prima e Sustentabilidade. “O reduzido consumo de energia e a baixa emissão de gás carbônico, que agrava o efeito estufa em escala mundial, são outros diferenciais que nos permitem continuar a participar dos novos desenvolvimentos da Natura”, afirma Mauro Kohler, representante de desenvolvimento técnico da Eastman para a América Latina.

Xampu e sabonete líquido da linha Araucária, da L'Occitane au...

Xampu e sabonete líquido da linha Araucária, da L’Occitane au Brésil

A L’Occitane au Brésil também teve as embalagens do xampu e do sabonete líquido da linha Araucária premiadas pela Embanews nas categorias Matéria-Prima e Sustentabilidade em 2015. O copoliéster escolhido foi o PETG, da linha Eastman Spectar, cuja facilidade na conformação permitiu à marca concretizar um design que remetesse à Mata das Araucárias. A pesquisa que resultou na criação dos frascos durou 12 meses.

De acordo com Patrícia Braga, gerente geral de marketing da L’Occitane au Brésil, já é política da empresa explorar o conceito de sustentável ao máximo. “A linha Araucária é toda feita em versão PET, ou seja, reciclável, tanto do ponto de vista do ingrediente quanto da embalagem.” Nicolas Geiger, diretor de marketing da L’Occitane no Brasil, reforça que a sustentabilidade faz parte do DNA da marca. Segundo ele, por se preocupar em trazer o melhor produto para o consumidor, a empresa acabou não percebendo o quanto focou nessa característica e também no design da embalagem. “É um processo muito natural. Não queremos que o consumidor compre o produto pensando ‘ok, é sustentável’. Queremos que a compra seja motivada pelo produto em si, pelo design em si”.

Para Dias, da Eastman, o desafio é “fazer a diferença e trazer inovação aliada a sustentabilidade e design para um mercado cada vez mais exigente, focado em inovação e ansioso por novidades”. A indústria do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil tem demonstrado fôlego ao crescer 11% em 2014, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). É o terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas dos EUA e da China.