Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

"Nossa intenção é continuar investindo na França" - Edouard Macquart-Moulin, da Natura Brasil

Presente na França há mais de dez anos, a gigante brasileira de cosméticos continua apostando em seu desenvolvimento internacional. Depois de anunciar, há um ano, que abandonaria o canal de vendas diretas para a distribuição de seus produtos na França, a Natura Cosméticos agora inaugura dois novos pontos de venda, que complementam a loja parisiense situada no Marais. A seguir, Edouard Macquart-Moulin, novo diretor-geral da Natura Brasil France, explica a mudança de estratégia da empresa ao site Premium Beauty News.

Edouard Macquart-Moulin, Natura Brasil France

Edouard Macquart-Moulin, Natura Brasil France

Brazil Beauty News - Houve alguma mudança nos objetivos da Natura Brasil em relação ao mercado francês?

Edouard Macquart-Moulin - Não, nossos objetivos são os mesmos e se baseiam em três alicerces: desenvolvimento econômico, compromisso social e compromisso ambiental. Seja qual for o canal de distribuição – venda direta, lojas próprias ou por intermédio de parceiros –, o que importa, para nós, é garantir a rentabilidade e a expressão de nossos valores em matéria de desenvolvimento sustentável e social.

Brazil Beauty News - Por que o canal de vendas diretas na França foi fechado?

Edouard Macquart-Moulin - Foi com muita tristeza que tomamos essa decisão em dezembro de 2016, embora contássemos, na época, com mais de mil conselheiras fiéis à marca. As vendas diretas são um canal importante para a Natura Brasil, mas o mercado não permitia que o alicerce econômico encontrasse um bom equilíbrio. Isso não impede que os fundadores e acionistas da empresa desejem permanecer na França e continuar investindo no país.

Brazil Beauty News - Qual será a nova estratégia da empresa?

Edouard Macquart-Moulin - Nossa estratégia é desenvolver uma rede de lojas próprias. Além da primeira, situada no Marais, inauguramos uma nova loja em dezembro no shopping 4 Temps, no bairro de La Défense. Vamos abrir nossa terceira loja no dia 9 de fevereiro, desta vez no centro comercial Vélizy 2, ao sul de Paris. Atualmente, estamos estudando outras oportunidades, com vista à inauguração de novas lojas tanto em Paris e arredores como em outras regiões da França.

Muitas consumidoras que conheceram a Natura Brasil por intermédio de conselheiras gostariam de encontrar uma loja da marca perto de casa. Paralelamente, estamos desenvolvendo parcerias com varejistas franceses, como Monoprix, Le Printemps e Birchbox, tanto para a comercialização em lojas físicas como para a venda pela internet.

Brazil Beauty News - Os produtos da marca continuam sendo vendidos no site da Natura?

Edouard Macquart-Moulin - Sim, as vendas pelo site são um sucesso. Adotamos uma visão integrada de nossos canais de venda: hoje, cada consumidora é reconhecida, quer ela compre em uma loja ou pela internet.

Brazil Beauty News - De que forma as novas lojas serão uma vitrine da Natura Brasil?

Edouard Macquart-Moulin - As lojas serão como um passeio pelo Brasil, concentrado em um espaço que terá entre 40 m2 e 50 m2. Um espaço que permitirá sentir o calor do país e vivenciar os valores da Natura Brasil, graças ao grande número de matérias-primas naturais, madeira, vegetais e ingredientes que proporcionam uma experiência sensorial. Quanto aos produtos, as lojas terão uma centena de referências para cuidados do corpo, dos cabelos e do rosto, bem como produtos infantis.

Brazil Beauty News - O Grupo adquiriu recentemente a marca The Body Shop. A Natura pretende desenvolver uma estratégia compartilhada?

Edouard Macquart-Moulin - Não há dúvidas de que compartilhamos uma mesma visão: trabalhar e contribuir para a criação de um mundo melhor. Mas, a exemplo do que aconteceu com a AESOP, a Natura e a The Body Shop vão continuar a se desenvolver separadamente em termos de marketing e de vendas, conservando, cada uma, sua identidade própria. Por outro lado, embora seja um pouco cedo para afirmar, existe, naturalmente, uma estratégia industrial de otimização. Graças a essa parceria, a rede The Body Shop terá acesso, por exemplo, a matérias-primas provenientes da América do Sul, em particular da Amazônia. E, sempre que possível, vamos desenvolver sinergias em termos de infraestruturas e de logística.

Brazil Beauty News - A empresa pretende ampliar sua presença na Europa?

Edouard Macquart-Moulin - No plano internacional, o Grupo deseja estar presente em 70 países daqui a dez anos, principalmente com lojas próprias, mas também com vendas diretas em alguns mercados. Pretendemos capitalizar a internacionalização da The Body Shop para facilitar nossa implantação em algumas cidades. Atualmente, estamos presentes na maioria dos países da América do Sul, bem como no México. Além disso, dispomos de duas lojas em Nova York – totalizando cerca de 20 países.

Na Europa, além dos países de língua francesa, nossa prioridade é a Alemanha e a Inglaterra. Já demos início a uma parceria com o site de vendas Feelunique, que divulga nossos produtos no mercado britânico, e os primeiros resultados são promissores.

Entrevista concedida a Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Marcas Indies são destaque no salão MakeUp in Los Angeles

Marcas Indies são destaque no salão MakeUp in Los Angeles

A Califórnia não é somente um dos polos mais movimentados do planeta beleza – é também um dos principais berços das tendências mundiais. Assim sendo, o salão MakeUp in Los Angeles optou, desde a sua criação, em 2016, por dar destaque a jovens marcas independentes e empreendedoras, em particular nas mesas-redondas e conferências apresentadas (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alerta de Tendência 2018 - Body is the new face

Leïla Rochet-Podvin
Alerta de Tendência 2018 - Body is the new face

Uma visão mais holística da beleza vem despontando no horizonte, orquestrada pela geração Millenials. Com uma proposta mais positiva de lidar com o corpo, encampada pelo movimento Body Positive, ela integra bem-estar, estilo e sensualidade e vem redinamizando a categoria de cuidados corporais. Expor a própria imagem, evidenciando um corpo (...)

+ informações

Seções