Marcelo Bicalho Behar, diretor de Assuntos Corporativos

Marcelo Bicalho Behar, diretor de Assuntos Corporativos

Brazil Beauty News – No Brasil, 1,3 milhão de consultores representam e vendem os produtos Natura. Como dinamizar esse valioso diferencial que faz o sucesso da marca, diante do atual cenário de crescente concorrência gerada pelo desenvolvimento do setor varejista?

Marcelo Bicalho Behar – A base do crescimento da Natura são as relações, as vendas diretas e a confiança, um elemento extremamente importante no país. Os consultores são os pilares da construção do Grupo. Dessa base original, erguemos uma rede social que vem se desenvolvendo há um ano e interagindo com outras redes: a Natura levou a relação entre consultor e clientes para a esfera da internet. Com isso, ampliamos o acesso aos nossos produtos, mas sem perder o diferencial dos serviços de orientação e conselho que a relação pessoal oferece. Essa combinação de recursos tem dado bons frutos e os consultores que estão atuando nas duas frentes já registram melhores resultados. Nossa equipe de consultoras vem se renovando e conta com um número maior de jovens, para as quais esse trabalho é uma forma interessante de pagar os estudos. A vantagem é que essas jovens têm mais facilidade para explorar as possibilidades oferecidas pela internet.

Brazil Beauty News – Como os turistas que visitam o Brasil podem adquirir os produtos?

Marcelo Bicalho Behar – Hoje, os turistas podem adquirir nossos produtos através de nossas 1,3 milhão consultoras no Brasil, e também através de nosso portal, o Rede Natura: http://rede.natura.net. Além disso, estamos ampliando nossa presença nos aeroportos e temos um projeto para amenities de produtos Natura em hotéis.

Brazil Beauty News – E nos mercados internacionais que não estão acostumados com as vendas diretas?

Marcelo Bicalho Behar – Com a aquisição da Aesop, a Natura decidiu apostar em uma marca que, além de compartilhar os mesmos valores, oferece à empresa a oportunidade de observar o modelo de varejo em um grande número de países. Paralelamente, continuamos desenvolvendo operações experimentais em mercados maduros como a França, onde a proposta de ingredientes provenientes da Amazônia vem sendo muito bem acolhida. O consumidor europeu é extremamente sensível à sustentabilidade dos produtos.

Brazil Beauty News – Mas a sustentabilidade não é também um argumento de peso para o consumidor brasileiro?

Marcelo Bicalho Behar – A Natura foi a primeira empresa brasileira a oferecer aos consumidores brasileiros produtos ecologicamente responsáveis. Nosso compromisso para com a preservação da Amazônia se tornou um argumento intrínseco, totalmente natural. Nos últimos 15 anos, 15 milhões de brasileiros saíram da pobreza e passaram a ter acesso a produtos "não indispensáveis". Essa nova classe média se mostra exigente sob todos os pontos de vista. Para esses clientes, é essencial desenvolver produtos inovadores e sustentáveis, por isso a empresa destina 3% de seu faturamento a esse trabalho.

Alessandro Mendes, diretor de Desenvolvimento de Produtos

Alessandro Mendes, diretor de Desenvolvimento de Produtos

Brazil Beauty News – Como está organizada a reflexão sobre inovação responsável na Natura?

Alessandro Mendes – Há 12 anos, instauramos um modelo rigoroso de Inovação de Processo que controla a emissão de carbono em todas as etapas de desenvolvimento de um novo produto. A Natura lança 150 novos produtos a cada ano. Segundo uma regra estabelecida pela empresa, o impacto ambiental de uma novidade deve ser inferior ao impacto ambiental do produto que ela substitui. Se isso não for possível, um comitê se reúne para decidir se ele deve ser lançado assim mesmo ou se é preciso rever a sua concepção. O objetivo é melhorar constantemente a qualidade e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental. Por exemplo, todos os óleos minerais foram substituídos por óleos vegetais. Ao todo, 88% das fórmulas da Natura são vegetais.

Brazil Beauty News – Os principais ingredientes usados pela Natura são derivados da biomassa amazônica. Como explorar esses recursos e ao mesmo tempo preservá-los?

Alessandro Mendes – Graças à proximidade com as populações locais. A Natura mostra que a floresta é fonte de valor no longo prazo e que é mais rentável protegê-la para obter uma renda constante do que deixar a terra nua para vender apenas a madeira. Para o suprimento dos ingredientes, buscamos inspiração nas práticas das populações nativas, que oferecem muitos ensinamentos, bem como na pesquisa tradicional. A fim de garantir um bom rastreamento, a Natura define, junto com as comunidades, a forma e os períodos de colheita; em seguida, entram em cena nossos parceiros Symrise, Croda e BASF.

Brazil Beauty News – Que segmentos a empresa está priorizando atualmente?

Alessandro Mendes – Queremos conquistar ainda mais espaço no segmento de produtos especialmente adaptados à pele das brasileiras – um segmento que oferece alto potencial de desenvolvimento.