O grupo brasileiro de cosméticos Natura anunciou ter concluído a compra de 100 por cento da marca britânica The Body Shop que pertencia à francesa L’Oreal. A compra foi feita por meio da Natura International, que tem sede na Holanda.

L'Oréal e Natura assinaram um contrato para a venda da The Body Shop ao grupo...

L’Oréal e Natura assinaram um contrato para a venda da The Body Shop ao grupo brasileiro por US $ 1,1 bilhão. - Esta foto de arquivo realizada em 23 de fevereiro de 2006 mostra passantes do lado de uma loja. Foto: © Jane Mingay / AFP

No entanto, disse a empresa, “o fechamento da operação de aquisição da permanece condicionado às aprovações regulatórias aplicáveis, notadamente no Brasil e nos Estados Unidos da América”. A Natura havia informado no dia 9 que entrou em negociações exclusivas com a L’Oréal para comprar dela a marca, num negócio que pode movimentar 1 bilhão de euros (1,1 bilhão de dólares).

O grupo Natura, fundado em 1969, é a líder no Brasil do setor de cosméticos, com um faturamento no ano passado de 7,9 bilhões de reais (2,17 bilhões de euros). A fusão da Natura com The Body Shop representaria um faturamento conjunto de 11,5 bilhões de reais (3,1 bilhões de euros), com um total de 3.200 lojas, 17.000 funcionários e uma rede de 1,8 milhão de vendedores independentes, segundo a empresa brasileira. Com esta aquisição, Natura quer criar um líder mundial da "cosmética verde".