O produto, que acaba de chegar ao mercado, é o primeiro creme baseado em "microgotículas" (no caso do Hydra Beauty Micro Crème, as microgotículas contêm extrato de camélia). O que tornou possível o desenvolvimento do produto foram os progressos no campo da microfluídica, técnica que permite moldar as gotículas uma a uma, o que, por sua vez, possibilita o controle das dimensões e a manipulação dos fluidos para modificar a estrutura da emulsão. Em seguida, as microgotículas podem ser encapsuladas em uma membrana evanescente.

Dessa maneira, os ingredientes ativos podem ser preservados até o momento da aplicação. As gotículas só se rompem quando o produto é espalhado sobre a pele, proporcionando sensação de frescor e melhor hidratação. No caso do Hydra Beauty Micro Crème, as gotículas permanecem intactas, mesmo quando o produto é retirado do pote, só liberando o princípio ativo quando o creme é aplicado no rosto.

A microfluídica oferece também efeitos estéticos e sensoriais inéditos até hoje.

Segundo a Chanel, que para lançar o novo produto se associou à Capsum, start-up francesa especializada em microfluídica, essa técnica "já é capaz de oferecer um vasto campo de aplicações possíveis na elaboração dos cosméticos do futuro".

A partir de 2018, a Chanel deverá lançar outros produtos baseados nessa técnica que, apesar de complexa, oferece muitas vantagens e tem tudo para se tornar um novo padrão na indústria de cosméticos. Fique de olho!