Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Mary Kay investe na força de vendas das consultoras para seguir crescendo

Em 2015, ano de crise no Brasil, a fabricante norte-americana de cosméticos Mary Kay elevou em 40% as vendas líquidas no país. O bom desempenho, oposto à retração do setor, é consequência da estratégia de vendas diretas da marca, que investe no treinamento das 440 mil consultoras e em bonificações expressivas, a exemplo dos mais de mil carros rosa em circulação no Brasil. Para 2016, a projeção é que a empresa continue crescendo, assim como os investimentos no país, segundo a diretora de vendas da Mary Kay, Rosana Bonazzi.

Rosana Bonazzi, diretora de vendas da Mary Kay

Rosana Bonazzi, diretora de vendas da Mary Kay

Brazil Beauty News - Como é a presença da Mary Kay no Brasil atualmente?

Rosana Bonazzi - Em 2015, a empresa investiu aproximadamente R$ 375 milhões na sua força de vendas, incluindo eventos, reconhecimentos e bonificações, e teve um crescimento de 40%, relativo a vendas líquidas, em comparação a 2014. Atualmente, o portfólio da Mary Kay possui cerca de 300 produtos, entre cuidados com a pele, maquiagens e fragrâncias.

Brazil Beauty News - Como funcionam as estratégias de bonificação no país?

Rosana Bonazzi - A Mary Kay possui diferentes programas de reconhecimento para as suas consultoras, como bonificações, viagens nacionais e internacionais, joias e o direito de uso do carro rosa. Há três níveis na carreira: Consultora de Beleza Independente, Diretora de Vendas Independente e Diretora Nacional de Vendas Independente. Podemos dizer que a estratégia de reconhecimento e bonificação da Mary Kay, juntamente com a alta qualidade dos produtos, são os principais diferenciais da companhia e têm nos ajudado a conquistar cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Brazil Beauty News - Qual o perfil das revendedoras Mary Kay no Brasil?

Rosana Bonazzi - Pessoas com estilos de vida e perfis muito diferentes podem se tornar consultoras. Cada uma tem a liberdade de administrar o negócio de acordo com seu estilo de vida e objetivos pessoais. O diferencial da atuação é o atendimento ao cliente de forma personalizada, de acordo com características e necessidades individuais. Elas promovem encontros e sessões de beleza, que podem abordar cuidados com a pele, maquiagem e fragrâncias.

Brazil Beauty News - Quantos carros rosa já foram distribuídos no Brasil?

Rosana Bonazzi - Temos mais de 1.100 veículos em circulação no país. O carro rosa é uma marca registrada da Mary Kay em todo o mundo e faz parte de um programa de reconhecimento chamado ‘Troféu sobre Rodas’, que pode ser conquistado pelas Diretoras de Vendas Independentes. Existe também o ‘Troféu dos Sonhos’, para aquelas que preferem receber o valor em dinheiro para realizar algum outro sonho ou escolher o seu próprio carro. Para conquistar esses reconhecimentos, é necessário alcançar um equilíbrio entre as vendas realizadas e o número de consultoras trazidas para atuar no negócio.

Brazil Beauty News - Como são as convenções de venda e com que periodicidade são realizadas?

Rosana Bonazzi - Promovemos um encontro anual em São Paulo, chamado Seminário Mary Kay, com milhares de consultoras de todo o país. No evento, a empresa reconhece aquelas que tiveram o melhor desempenho no último ano, promove orientações sobre vendas, produtos e carreira, estimula a troca de experiências e divulga informações sobre os programas de reconhecimento. Também realizamos encontros mensais em diferentes locais do Brasil, com orientações sobre lançamentos de produtos e técnicas de vendas. Além de eventos presenciais, a Mary Kay oferece ainda treinamentos online.

Brazil Beauty News - Ao mesmo tempo em que a Mary Kay intensifica o investimento em vendas diretas, a Natura migra para o varejo e outras marcas apostam na presença em farmácias. Qual é o reflexo dessas estratégias no desempenho da companhia?

Rosana Bonazzi - Entendemos que cada empresa tem sua estratégia de negócio e ela pode ir se adaptando com o tempo, de acordo com seu perfil, necessidades e valores. No caso da Mary Kay, a essência e o alicerce da empresa são sua força de vendas.

Brazil Beauty News - Quais são os investimentos previstos para este ano e para 2017? Teremos uma fábrica no país?

Rosana Bonazzi - A Mary Kay não divulga números de investimentos a serem realizados. A fábrica no Brasil continua nos planos, mas não temos detalhes ou previsão de data.

Amanda Veloso

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Lipotec
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Atualmente, cada vez mais consumidores de todas as idades estão preocupados com o meio ambiente e com o impacto humano que eles deixam na Terra. Uma vida saudável em harmonia com o planeta tornou-se um objetivo essencial atualmente. As pessoas tornaram-se mais cautelosas e conscientes de seus padrões de consumo - dos alimentos que (...)

+ informações

Seções