Rosana Bonazzi, diretora de vendas da Mary Kay

Rosana Bonazzi, diretora de vendas da Mary Kay

Brazil Beauty News - Como é a presença da Mary Kay no Brasil atualmente?

Rosana Bonazzi - Em 2015, a empresa investiu aproximadamente R$ 375 milhões na sua força de vendas, incluindo eventos, reconhecimentos e bonificações, e teve um crescimento de 40%, relativo a vendas líquidas, em comparação a 2014. Atualmente, o portfólio da Mary Kay possui cerca de 300 produtos, entre cuidados com a pele, maquiagens e fragrâncias.

Brazil Beauty News - Como funcionam as estratégias de bonificação no país?

Rosana Bonazzi - A Mary Kay possui diferentes programas de reconhecimento para as suas consultoras, como bonificações, viagens nacionais e internacionais, joias e o direito de uso do carro rosa. Há três níveis na carreira: Consultora de Beleza Independente, Diretora de Vendas Independente e Diretora Nacional de Vendas Independente. Podemos dizer que a estratégia de reconhecimento e bonificação da Mary Kay, juntamente com a alta qualidade dos produtos, são os principais diferenciais da companhia e têm nos ajudado a conquistar cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Brazil Beauty News - Qual o perfil das revendedoras Mary Kay no Brasil?

Rosana Bonazzi - Pessoas com estilos de vida e perfis muito diferentes podem se tornar consultoras. Cada uma tem a liberdade de administrar o negócio de acordo com seu estilo de vida e objetivos pessoais. O diferencial da atuação é o atendimento ao cliente de forma personalizada, de acordo com características e necessidades individuais. Elas promovem encontros e sessões de beleza, que podem abordar cuidados com a pele, maquiagem e fragrâncias.

Brazil Beauty News - Quantos carros rosa já foram distribuídos no Brasil?

Rosana Bonazzi - Temos mais de 1.100 veículos em circulação no país. O carro rosa é uma marca registrada da Mary Kay em todo o mundo e faz parte de um programa de reconhecimento chamado ‘Troféu sobre Rodas’, que pode ser conquistado pelas Diretoras de Vendas Independentes. Existe também o ‘Troféu dos Sonhos’, para aquelas que preferem receber o valor em dinheiro para realizar algum outro sonho ou escolher o seu próprio carro. Para conquistar esses reconhecimentos, é necessário alcançar um equilíbrio entre as vendas realizadas e o número de consultoras trazidas para atuar no negócio.

Brazil Beauty News - Como são as convenções de venda e com que periodicidade são realizadas?

Rosana Bonazzi - Promovemos um encontro anual em São Paulo, chamado Seminário Mary Kay, com milhares de consultoras de todo o país. No evento, a empresa reconhece aquelas que tiveram o melhor desempenho no último ano, promove orientações sobre vendas, produtos e carreira, estimula a troca de experiências e divulga informações sobre os programas de reconhecimento. Também realizamos encontros mensais em diferentes locais do Brasil, com orientações sobre lançamentos de produtos e técnicas de vendas. Além de eventos presenciais, a Mary Kay oferece ainda treinamentos online.

Brazil Beauty News - Ao mesmo tempo em que a Mary Kay intensifica o investimento em vendas diretas, a Natura migra para o varejo e outras marcas apostam na presença em farmácias. Qual é o reflexo dessas estratégias no desempenho da companhia?

Rosana Bonazzi - Entendemos que cada empresa tem sua estratégia de negócio e ela pode ir se adaptando com o tempo, de acordo com seu perfil, necessidades e valores. No caso da Mary Kay, a essência e o alicerce da empresa são sua força de vendas.

Brazil Beauty News - Quais são os investimentos previstos para este ano e para 2017? Teremos uma fábrica no país?

Rosana Bonazzi - A Mary Kay não divulga números de investimentos a serem realizados. A fábrica no Brasil continua nos planos, mas não temos detalhes ou previsão de data.