Criada há 18 anos, e com 900 pontos de venda distribuídos em 51 países, a empresa inaugurou no último mês de junho, na cidade de São Paulo, a sua maior loja do mundo. Com 400 m2 e um projeto ecológico, que inclui gestão de água, eficiência energética e móveis de madeira de demolição, a flagship instalada no luxuoso bairro dos Jardins também traz o primeiro Lush Spa da América Latina, que oferece tratamentos multissensoriais e está presente no Reino Unido, França, Estados Unidos, Japão e Coreia.

Loja da Lush em São Paulo

O Brasil é, cada vez mais, um mercado muito atraente para a indústria de cosméticos e para o varejo. O país vem se consolidando como uma economia estável e em ascensão. Para nós, faz todo sentido estar aqui”, afirma Renata Pagliarussi, gerente geral de operações da Lush no Brasil.

Se o cenário econômico do país não é o mesmo que há sete anos, a estratégia da Lush também é diferente agora: a loja brasileira será dirigida pela central britânica. “Naquela época, a operação brasileira era conduzida por um parceiro local, que enfrentou dificuldades financeiras. A Lush inglesa tentou salvar o negócio, mas não foi possível. Percebemos que nossa experiência hoje é tamanha, que é muito melhor que sejamos nós mesmos a conduzir nossas lojas”, explica a gerente.

Conhecida (e querida) mundialmente por suas convicções, como apoiar iniciativas de comércio justo e comunitário, não negociar com empresas que fazem testes em animais e combater o excesso de embalagens, a Lush Brasil investiu na construção de uma fábrica própria na cidade de Bom Jesus dos Perdões, interior de São Paulo.

O consumidor brasileiro entende e valoriza conceitos como responsabilidade social, sustentabilidade e ética em todas as relações. Está muito mais exigente do que há sete anos e nossa filosofia e atuação vêm ao encontro dessas demandas”, diz Pagliarussi.

Dando ênfase ao uso de ingredientes naturais, como frutas e vegetais orgânicos, a empresa ainda não tem contrato com fornecedores brasileiros, pois ainda está em fase de licenciamento da manufatura. “Já contratamos um time experiente para fazer a busca por produtores locais. Nosso objetivo é ter o maior número possível de matérias primas compradas no Brasil”, acrescenta Pagliarussi. Há dois anos, a Lush criou o Slush Fund, fundo destinado a projetos sociais em diferentes países.

Condicionador corporal Ro’s Argan

Na loja em São Paulo, já estão disponíveis mais de 300 produtos da Lush, entre eles os best-sellers da marca: condicionador corporal Ro’s Argan, sabonete Honey I Washed the Kids, creme para o corpo Dream Cream, bomba de sais de banho efervescente Sex Bomb e shampoo sólido de canela, cravo e menta. Os clientes brasileiros também encontram novidades nas prateleiras, como a linha de maquiagem Emotional Brilliance, lançada há dois anos, com produtos e cores associados a sentimentos e emoções.

Com uma receita global que gira em torno de US$ 600 milhões, a Lush quer expandir seus negócios no Brasil. O planejamento inicial para o retorno ao país prevê a abertura de 30 unidades, além de uma loja virtual. “Muitos clientes pediam a volta da Lush e compravam nossos produtos pelo site inglês quando viajavam. É muito gratificante poder voltar ao país e ter tamanha aceitação dos clientes, novos e antigos”, comemora Renata Pagliarussi.