Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Ingredientes cosméticos: cresce a demanda por Aloe vera

O extrato de Aloe vera está prestes a se tornar o ingrediente de beleza mais cotado de 2016. Segundo dados divulgados pela Future Market Insights (FMI), a demanda internacional por essa planta, conhecida no Brasil como babosa, vem aumentando continuamente.

Em seu recente relatório, a FMI, empresa de pesquisas de mercado, mostra que o Aloe vera se tornou um ingrediente fundamental para a indústria de alimentos, cosméticos e fármacos. Segundo a empresa, em 2016 o volume de consumo mundial deverá superar 60.720,4 toneladas, movimentando 1,6 bilhão de dólares. As projeções mundiais indicam que a tendência chegou para ficar, e que o consumo poderá movimentar receitas superiores a 3,3 bilhões de dólares até 2026 [1].

O gel de Aloe vera vem sendo usado há muito tempo pela medicina e em (...)

O gel de Aloe vera vem sendo usado há muito tempo pela medicina e em produtos para a pele. Foto: © CactuSoup / Istock.com

Ainda segundo previsões apresentadas no relatório, o setor de cosméticos, mercado importante para o Aloe vera, representará 45% da demanda internacional em 2016, o que significa um crescimento de 6% em relação a 2015.

Sucesso dos cosméticos orgânicos e naturais

Como explicar tanto sucesso? Segundo a FMI, o crescimento da demanda mundial por Aloe vera reflete a democratização dos cosméticos naturais e orgânicos. O sucesso do movimento "Slow Cosmetic" na Europa (que preconiza produtos com fórmulas inteiramente naturais) é uma boa ilustração desse fenômeno, bem como a própria expansão do segmento de cosméticos naturais e, globalmente, a popularização de práticas sustentáveis: na indústria como um todo, as marcas têm se empenhado para utilizar métodos que respeitem os princípios ecológicos.

A demanda também vem sendo estimulada pela diversificação geográfica do consumo. A Alemanha é atualmente o maior consumidor de extrato de Aloe vera (quase 3.140 toneladas em 2015). O país deverá manter a liderança em 2016, registrando aumento de 5,3% no consumo, segundo projeções. Paralelamente, a demanda também vem crescendo muito na região Ásia-Pacífico, onde a classe média, que viu seu poder aquisitivo melhorar, vem optando cada vez mais por produtos cosméticos naturais.

Superingrediente

O Aloe vera é uma das plantas mais estudadas do planeta. Em razão da presença de uma grande variedade de componentes ativos com eficácia cientificamente comprovada, a babosa ganhou notoriedade como "superplanta". O gel transparente natural que ela produz vem sendo empregado há muito tempo pela medicina, em particular no tratamento de infecções cutâneas, com uso cada vez mais frequente em distúrbios como eczema, caspa e psoríase. Graças a suas propriedades anti-inflamatórias, o Aloe vera é um aliado eficaz no tratamento da acne e de imperfeições da pele.

O gel de Aloe vera vem sendo usado há muito tempo pela medicina e em (...)

O gel de Aloe vera vem sendo usado há muito tempo pela medicina e em produtos para a pele. Foto: © CactuSoup / Istock.com

A planta contém antioxidantes e em particular as vitaminas C e E, que tonificam e hidratam a pele, além de dar mais elasticidade. Por ser um hidratante natural, ela oxigena a pele, reforçando sua estrutura interna. Para completar a longa lista de benefícios, o Aloe vera tem também ação comprovada contra problemas digestivos, artrite e reumatismo.

Mercado fragmentado

Em relação aos fornecedores, o mercado mundial de extrato de Aloe vera é extremamente fragmentado: em 2015, os oito maiores produtores (Lily of the Desert Organic Aloeceuticals, Aloe Farms Inc., Terry Laboratories Inc., Foodchem International Corporation, Natural Aloe Costa Rica S.A., Pharmachem Laboratories Inc., Aloecorp Inc. e Aloe Laboratories Inc.) detinham apenas 6% a 7% de participação em termos de receita. Segundo a FMI, as principais empresas pretendem aumentar a produção e lançar novas linhas de produtos, com o objetivo de conquistar maiores fatias de mercado, ampliar o número de clientes e aumentar a competitividade.

V.G., com AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1Aloe Vera Extracts Market: Global Industry Analysis and Opportunity Assessment, 2016 - 2026”, Future Market Insights

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções