Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

Índia, primeiro país da Ásia a proibir a importação de cosméticos testados em animais

A partir de novembro de 2015, a importação de produtos cosméticos testados em animais não será mais permitida na Índia. Segundo um comunicado do Ministério da Saúde publicado recentemente na Gazette of India [1], "fica proibida a importação para o país de todo e qualquer cosmético que tenha sido testado em animais, em conformidade com o regulamento Drugs and Cosmetics (Fifth Amendment) Rules, de 2014".

Graças aos esforços empreendidos pelo escritório indiano da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e por outras ONGs de defesa dos direitos dos animais, os testes de cosméticos em animais já tinham sido proibidos no país há alguns meses.

Com a nova medida, a Índia se torna o primeiro país asiático a proibir oficialmente tanto os testes realizados no país como a importação de cosméticos que tenham sido testados em animais por laboratórios situados fora das fronteiras indianas. Na prática, países como a China, que exigem a realização de testes de cosméticos em animais, não poderão mais exportar seus produtos para a Índia. O país entra assim para o grupo de nações (28 Estados membros da União Europeia e Israel) que proíbem a venda e comercialização de produtos cosméticos testados em animais.

"A medida coloca em posição mais vantajosa as empresas que, ao testar seus cosméticos, empregam métodos que dispensam o uso de animais superiores e são pertinentes para os seres humanos ", ressalta o Dr. Chaitanya Koduri, consultor científico da PETA Índia. "Congratulamos o Ministério da Saúde e do Bem-Estar pela defesa dos interesses dos animais e por posicionar a Índia como um dos protagonistas no cenário científico moderno".

Observações

[1Cosmetics (Fifth Amendment) Rules, 2014

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

O novo princípio ativo sensorial da Symrise proporciona uma suave sensação de calor sobre a pele, semelhante à de um raio de sol. Com o nome de Thermolat, ele foi desenvolvido para entrar na composição de cremes, géis e bálsamos e produz efeitos duradouros, com a vantagem de não provocar sensação de ardência ou queimação. "Comparado com o (...)

+ informações
Palavra de especialista
Oud - Ouro líquido da perfumaria

Alessandra Tucci
Oud - Ouro líquido da perfumaria

O agarwood - também chamada de gaharu, aloeswood ou simplesmente oud (oudh, em árabe) - é uma madeira resinosa citada em muitos livros sagrados, principalmente orientais, e que é muito valorizada. A matéria-prima utilizada na perfumaria, porém, não vem propriamente da madeira da árvore, mas de uma resina formada dentro de seus troncos. A (...)

+ informações

Seções