Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

Impostos sobre cosméticos e importados devem subir em 2015

Para enfrentar a crise econômica e reequilibrar as contas públicas, o governo brasileiro está estudando a possibilidade de aumentar os tributos sobre produtos importados e cosméticos em 2015. De janeiro a outubro deste ano, os cofres brasileiros registraram um déficit de R$ 11,5 bilhões. A expectativa é que as medidas possam render R$ 5 bilhões, a fim de preservar áreas como educação e saúde.

A alta da alíquota de PIS/Cofins sobre importados e o aumento da tributação sobre cosméticos já tinham sido analisados em março deste ano, mas a equipe econômica optou por não fazer ajustes ao impostos antes da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Na época, representantes da indústria se reuniram com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, e apresentaram um estudo sobre as possíveis consequências do aumento da tributação para o mercado de cosméticos.

Os detalhes do documento não foram divulgados, mas membros da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) ressaltaram que a elevação da carga tributária pode ameaçar o crescimento do setor. Estima-se que o aumento da tributação deva incidir sobre os fabricantes, com o IPI passando a ser cobrado não só das fábricas, mas também das empresas que realizam a distribuição de produtos cosméticos.

Por não serem considerados “produtos essenciais”, cosméticos como coloração capilar, perfume e itens de maquiagem têm um ICMS médio de 25%. Somando-se tributos como IPI, COFINS e PIS, o preço pode aumentar em até 50% para o consumidor. No caso de produtos importados, ainda é necessário adicionar a TEC, que aumenta ainda mais o valor final.

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções