O novo espaço cultural oferecerá uma viagem de imersão ao mundo dos perfumes, conduzindo os visitantes por um caminho divertido e didático.

A história do perfume

O roteiro multissensorial e iniciático percorre quatro andares do casarão e é dividido em três etapas distintas. A primeira, que terá o nome de "Histórias de Perfumes", apresentará ao público as raízes do perfume, com ênfase nos diversos usos e virtudes que lhe foram atribuídos ao longo do tempo, desde a Antiguidade até o desenvolvimento da indústria contemporânea de perfumes. Tudo isso será mostrado ao ritmo de lendas e anedotas sobre personagens que marcaram a História.

Entre outras atrações, os visitantes poderão sentir e conhecer o kyphi, a primeira fragrância de que se tem notícia. Criado na época do Egito Antigo, ele é apresentado pelo museu na forma de material sólido.

Despertar e desenvolver os sentidos

Com uma proposta lúdica e didática, o museu convida o público a participar ativamente da visita, a fim de "restabelecer os laços com o olfato". Essa etapa, chamada "Imersão Sensorial", oferecerá ao visitante a oportunidade de viver uma série de experiências interativas e de perceber, entre outras coisas, a importância que o sentido do olfato tem no dia a dia.

"Interseção entre arte e ciência", o roteiro objetiva também mostrar o impacto emocional de uma fragrância. Jardim de perfumes, projeção mapeada, instalações olfativas e novas tecnologias são alguns dos recursos que ajudarão o visitante a desenvolver sensações olfativas em um ambiente criado para oferecer uma experiência prazerosa. Ao todo, o visitante poderá conhecer cerca de 60 fragrâncias ao longo do roteiro preparado pelo museu.

Homenagem aos perfumistas

Última etapa da visita, "A Arte do Perfumista" será uma homenagem aos profissionais que trabalham no setor, bem como a todo o processo criativo, desde a ideia inicial até a realização do produto, percorrendo passo a passo o trabalho científico e a seleção de matérias-primas.

Os visitantes poderão conhecer um amplo leque de matérias-primas e descobrir quais são as mais usadas pelos perfumistas.

Ao longo do tempo, o roteiro multissensorial será completado por eventos, exposições e oficinas, com temas que apresentarão diversas abordagens sobre o perfume.