Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

História, roteiro sensorial e processo criativo marcam o roteiro preparado pelo Grand Musée du Parfum para os visitantes

O projeto teve início em 2014 e o anúncio da inauguração foi feito em agosto deste ano: o "Grand Musée du Parfum" abrirá as portas no dia 16 de dezembro de 2016, em um luxuoso casarão situado no n° 73 da rue du Faubourg Saint-Honoré, no 8° arrondissement de Paris. Uma ótima oportunidade para conhecer o universo dos perfumes, graças a um roteiro multissensorial que mistura conhecimento histórico, anedotas, imersão, experimentação, arte e criação.

O novo espaço cultural oferecerá uma viagem de imersão ao mundo dos perfumes, conduzindo os visitantes por um caminho divertido e didático.

A história do perfume

O roteiro multissensorial e iniciático percorre quatro andares do casarão e é dividido em três etapas distintas. A primeira, que terá o nome de "Histórias de Perfumes", apresentará ao público as raízes do perfume, com ênfase nos diversos usos e virtudes que lhe foram atribuídos ao longo do tempo, desde a Antiguidade até o desenvolvimento da indústria contemporânea de perfumes. Tudo isso será mostrado ao ritmo de lendas e anedotas sobre personagens que marcaram a História.

Entre outras atrações, os visitantes poderão sentir e conhecer o kyphi, a primeira fragrância de que se tem notícia. Criado na época do Egito Antigo, ele é apresentado pelo museu na forma de material sólido.

Despertar e desenvolver os sentidos

Com uma proposta lúdica e didática, o museu convida o público a participar ativamente da visita, a fim de "restabelecer os laços com o olfato". Essa etapa, chamada "Imersão Sensorial", oferecerá ao visitante a oportunidade de viver uma série de experiências interativas e de perceber, entre outras coisas, a importância que o sentido do olfato tem no dia a dia.

"Interseção entre arte e ciência", o roteiro objetiva também mostrar o impacto emocional de uma fragrância. Jardim de perfumes, projeção mapeada, instalações olfativas e novas tecnologias são alguns dos recursos que ajudarão o visitante a desenvolver sensações olfativas em um ambiente criado para oferecer uma experiência prazerosa. Ao todo, o visitante poderá conhecer cerca de 60 fragrâncias ao longo do roteiro preparado pelo museu.

Homenagem aos perfumistas

Última etapa da visita, "A Arte do Perfumista" será uma homenagem aos profissionais que trabalham no setor, bem como a todo o processo criativo, desde a ideia inicial até a realização do produto, percorrendo passo a passo o trabalho científico e a seleção de matérias-primas.

Os visitantes poderão conhecer um amplo leque de matérias-primas e descobrir quais são as mais usadas pelos perfumistas.

Ao longo do tempo, o roteiro multissensorial será completado por eventos, exposições e oficinas, com temas que apresentarão diversas abordagens sobre o perfume.

AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Cosmogen: um frasco de vidro e metal para cuidar da sua pele

Cosmogen: um frasco de vidro e metal para cuidar da sua pele

O vidro está de volta à Cosmogen, desta vez muito bem acompanhado de metal, para formar um conjunto embalagem + aplicador particularmente adaptado ao acondicionamento de sérums. A ponta da haste, em zamak com efeito refrescante, permite que o produto seja aplicado com suavidade, seja por deslizamento ou por pressão na região a tratar, (...)

+ informações
Palavra de especialista
Tendências globais de beleza 2018

Mintel
Tendências globais de beleza 2018

A Mintel anunciou recentemente as quatro tendências que vão impactar o mercado global de beleza e cuidados pessoais em 2018. Em 2018: A biotecnologia, juntamente com o ressurgimento da valorização da sabedoria local, ajudará as marcas a enfrentarem os desafios criados pelas questões ambientais. Como os consumidores estão (...)

+ informações

Seções