Poucos dias depois de apresentar seu plano quinquenal de crescimento e anunciar a intenção de incorporar novas empresas, em particular no setor de ingredientes cosméticos, a Givaudan adquiriu 100% das ações da Induchem Holding AG e suas filiais. Depois da compra da Soliance, em 2014, esta é uma nova etapa na estratégia de consolidação da Givaudan no setor de insumos para produtos cosméticos.

Maurizio Volpi, presidente da Divisão de Perfumes da Givaudan

Maurizio Volpi, presidente da Divisão de Perfumes da Givaudan

A Induchem, cuja sede fica situada nas proximidades de Zurique, Suíça, dispõe de uma carteira de produtos com amplo leque de ingredientes ativos funcionais. A empresa opera principalmente com sistemas carreadores e outros ingredientes de formulação – esfoliantes, polímeros e aditivos –, mobilizando também sua expertise em pesquisas que envolvem setores como biocatálise, metagenômica e síntese bioquímica. Com 65 pessoas no quadro funcional, a companhia está presente em Volketswil (Suíça), Toulouse (França) e Nova York (Estados Unidos).

Segundo a Givaudan, em base pro forma as operações da Induchem teriam representado cerca de 25 milhões de francos suíços (23,2 milhões de euros) de faturamento a mais para o Grupo em 2014.

"A previsão é que a Induchem se torne parte integrante do setor ACI (Active Cosmetic Ingredients, ou Ingredientes Ativos Cosméticos) da Divisão de Perfumes. A fusão entre a Givaudan ACI e a Induchem vai ampliar nossa carteira de produtos e criar uma sólida plataforma, tanto de pesquisa e desenvolvimento como de marketing, com o objetivo de estimular o crescimento nessa área", explica Maurizio Volpi, presidente da Divisão de Perfumes da Givaudan.

Os termos do acordo não foram divulgados.