Giulio Peron, diretor de marca da Feito Brasil

A Feito Brasil está dando o que falar - e com razão. A conquista do Prêmio ABIHPEC - Beleza Brasil 2015 na categoria Empreendedorismo foi a coroação de mais de uma década de dedicação e comprometimento com valores ambientais, sociais e culturais.

Em 2014, a empresa já tinha vencido o Prêmio WEPs Brasil, que reconhece políticas de equidade de gênero e programas de empoderamento da mulher. Não por acaso, esse é um dos quatro pilares da marca, ao lado da valorização do ser humano, da sustentabilidade e da identidade brasileira.

Apaixonada por cosméticos desde pequena, Lena Peron sonhava em construir uma “marca com alma”, dotada de amor e generosidade, e que rompesse com os padrões da lucratividade por si só. Assim surgiu a Feito Brasil, em 2004. A sede da empresa fica na cidade de Mandaguaçu, norte do Paraná, e é a materialização fiel desses valores. Rodeada por uma horta orgânica, árvores frutíferas e plantas nativas brasileiras, a fábrica artesanal foi construída com tijolo e madeira de demolição, além de reutilizar a água da chuva para sua manutenção.

Segundo Giulio Peron, diretor de marca da Feito Brasil, a sustentabilidade está presente em toda a parte - no modelo empresarial colaborativo, nas formulações naturais dos cosméticos e no uso de embalagens recicláveis. “A fabricação manual é um dos maiores desafios nos dias de hoje”, afirma. A empresa não utiliza máquinas nem mesmo para embalar os produtos, que são biodegradáveis e feitos de matéria-prima 100% vegetal.

O Brasil, que está no nome da empresa, serve de inspiração para as formulações, embalagens e para a concepção das linhas, que celebram destinos, manifestações culturais e matérias-primas típicas do país. “Vamos além da exploração da rica biodiversidade brasileira. Trazemos para nossa vivência, comunicação e coleções o espírito da cultura do nosso país, sempre com uma pegada artística,” afirma Peron.

Tantos diferenciais não poderiam passar batidos aos olhos do varejo. A Feito Brasil é a única marca nacional a ser comercializada pela Sephora e os produtos também são distribuídos em pontos estratégicos, como a boutique do Copacabana Palace, spas e hotéis de luxo, além da loja virtual da marca.

Giulio afirma que cada vez mais consumidores estão interessados na história da empresa, o processo de fabricação dos produtos, a extração das matérias-primas, e as ideias por trás de cada coleção. “As pessoas estão demonstrando interesse na propagação de um modelo de consumo mais consciente. Vemos isso em reportagens, na abordagem dos clientes através das mídias sociais ou mesmo em atendimentos nas lojas físicas”.

A criatividade dos produtos é outro ponto forte da Feito Brasil. A linha Dom Tropical, por exemplo, traz cinco sabonetes em barra em formato de picolé. As embalagens remontam aos estudos botânicos e ilustrações científicas do século XIX, retratando frutos e flores nativas do Brasil. A superfície dos sabonetes possui esfoliantes naturais que estimulam a renovação celular. A coleção venceu dois prêmios em – Nova de Beleza e Atualidade Cosmética – em 2014.

Peron afirma que a trajetória da Feito Brasil foi marcada por inúmeros desafios e lições, entre as quais ele destaca a importância de pesquisar e planejar os investimentos, não se afastar de seus propósitos e explorar caminhos inéditos com coragem e intuição apurada. Em 2016, a empresa pretende investir em projetos de exportação e na expansão de seu e-commerce. “Estamos em busca de parceiros investidores para o crescimento da empresa. Após 11 anos de história, chegamos no momento de propagar a Feito Brasil em todo o mundo. Alguém interessado?”.