Dr. Gitta Neufang, Beiersdorf

Dr. Gitta Neufang, Beiersdorf

"Nos últimos anos, minhas equipes estudaram cuidadosamente as características das peles sensíveis e descobriram diferenças significativas em relação às peles normais", explica a Dra. Gitta Neufang, responsável por P&D Medical Management da Beiersdorf. "A pele sensível reage com muito mais intensidade a substâncias irritantes", completa.

O mecanismo de irritação da pele

Os pesquisadores da Beiersdorf usaram capsaicina, componente responsável pela sensação de ardência da pimenta, para simular uma irritação da pele e estudar seus mecanismos. A equipe descobriu que, quando a capsaicina é aplicada na superfície da pele, ela ativa uma proteína presente nas terminações sensoriais das fibras nervosas, abrindo o canal TRPV1. Com isso, o canal se torna permeável aos íons de cálcio, que penetram nas fibras e transmitem a irritação ao longo das vias nervosas até que ela seja sentida pelo indivíduo.

Seleção de ingredientes

A empresa efetuou, em seguida, uma série de testes para selecionar os ingredientes ativos mais eficazes contra esse mecanismo. Segundo a Beiersdorf, os melhores resultados foram obtidos com o SymSitive, geração de ativos desenvolvidos pelo fabricante alemão Symrise.

A equipe de P&D do Dr. Gitta Neufang

A equipe de P&D do Dr. Gitta Neufang

"Testamos vários ingredientes para ver se eram capazes de bloquear esse fluxo de cálcio originado pela capsaicina e aliviar a irritação por ele gerada", explica Gitta Neufang. "O SymSitive foi nitidamente o melhor. Quando ele era usado, as fibras nervosas praticamente não reagiam e a irritação não se propagava".

Outros estudos conduzidos pela empresa com grupos de sujeitos confirmaram o efeito calmante do SymSitive em peles muito sensíveis. "A sensação de ardência e queimadura na pele causada pela irritação da capsaicina se acalma em poucos minutos após o uso de produtos que contenham SymSitive. Além disso, quando esse ativo é utilizado preventivamente, a sensação de irritação nem chega a se manifestar", relata a Beiersdorf.

Novas linhas de produtos Eucerin

A nova gama Eucerin aborda todos os aspectos da pele hipersensível

A nova gama Eucerin aborda todos os aspectos da pele hipersensível

A Beiersdorf usou o resultado dessas pesquisas para desenvolver as novas linhas UltraSENSITIVE e AntiREDNESS da marca Eucerin, disponível para venda desde meados de 2014. "O nível de tolerância a irritações aumenta e o desconforto cutâneo desaparece de forma permanente", afirma a empresa.