Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Envelhecimento da população brasileira traz oportunidade de crescimento para a indústria da beleza no país

92% das mulheres com mais de 60 anos são consumidoras de cosméticos, mas sentem falta de produtos específicos para suas necessidades.

Paula Penna, gerente de produtos da Mary Kay

Paula Penna, gerente de produtos da Mary Kay

O Brasil está envelhecendo. A expectativa de vida da população, que nos anos 1970 não chegava aos 54 anos, agora ultrapassa os 75. Fatores como a expansão das redes de saneamento básico e novos recursos da medicina contribuíram para esse avanço. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de um terço dos brasileiros terão mais de 60 anos em 2060 – atualmente, a parcela é de 11%.

Se o envelhecimento populacional pode preocupar o setor público do país, com o aumento de despesas com saúde e previdência social, o novo perfil demográfico traz oportunidades para o setor privado. Estimativas apontam que pessoas acima dos 50 anos gastam R$1,1 trilhão por ano e representam 34% do consumo total do Brasil.

O aumento da expectativa de vida trouxe consigo a necessidade de manter a aparência jovial por mais tempo. Cada vez mais pessoas investem na prevenção do envelhecimento e o setor da beleza não para de lançar produtos que prometem retardar os sinais da idade. “Há uma preocupação maior em estar bem e sentir-se bem. Mulheres de todas as idades têm se cuidado mais e esse número só vem crescendo”, afirma Paula Penna, gerente de produtos da Mary Kay.

Dermatologista Daniela Landim

Dermatologista Daniela Landim

Dados da Mintel mostram que 15% das brasileiras utilizam produtos anti-idade. Mulheres com mais de 55 anos são as mais assíduas, mas já existe uma grande penetração entre jovens de 16 a 24. “Há várias marcas para tratamentos a partir dos 20 anos, com produtos bons e preços bem competitivos”, diz a dermatologista Daniela Landim.

Uma pesquisa de 2014 para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou que 92% das mulheres com mais de 60 anos consomem cosméticos. Elas se sentem felizes nessa etapa da vida, acreditam que já cumpriram sua missão, mas ainda têm sonhos e querem fazer coisas que não conseguiram em outros momentos, como cuidar da aparência. “As mulheres de 60 anos de hoje são muito mais bonitas e bem dispostas”, comenta a Dra. Landim.

Das entrevistadas, 46% gastam cerca de R$110 ao mês com cosméticos e maquiagens. Mas esse valor pode aumentar: levantamento recente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) conta que 26% dos idosos estão dispostos a gastar mais com a beleza. Mas será que a indústria está suprindo a demanda do mercado?

Pacientes nessa faixa etária perdem a viscosidade da pele, se queixam de flacidez, rugas e manchas. Os cabelos ficam mais ralos e apresentam calvície. Rosto, pescoço, colo e mãos são as primeiras áreas a sofrer com a ação do sol e manifestar a idade”, explica a dermatologista.

Entre os produtos mais utilizados pelas mulheres com 60 anos ou mais estão o hidratante facial (73%), tintura para cabelo (70%), protetor solar (69%), hidratante corporal (67%) e maquiagem (58%). Porém, quando questionadas sobre o uso de itens próprios para a idade, os números caem substancialmente: hidratante facial (21%), tintura (12%), protetor solar (20%), hidratante corporal (10%) e maquiagem (8%).

Acreditamos que toda mulher tem necessidades específicas de acordo com seu tipo de pele e momento de vida. Em 2013, lançamos a linha TimeWise Repair, para cuidados mais avançados com a pele, e tivemos excelente aceitação”, afirma Penna. Antes da estreia da nova coleção, a Mary Kay já dispunha da linha TimeWise, que promete atenuar os primeiros sinais e sinais moderados da idade.

As gigantes internacionais também voltaram sua atenção para a terceira idade. A L’Oréal, por exemplo, está investindo em garotas-propagandas que não são mais tão garotas assim: beirando os 70 anos, as atrizes Helen Mirren e Diane Keaton estrelaram peças publicitárias da marca, assim como Jessica Lange que, aos 65 anos, emprestou sua beleza madura para a Marc Jacobs Beauty.

Renata Martins

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções