Embora muitos produtos de beleza sejam naturalmente fabricados sem glúten, em 2013 apenas 1% dos lançamentos do setor realçaram essa característica na embalagem. Entretanto, em comparação com o ano anterior, 2013 registrou um aumento de 22% no número de produtos que destacam o fato de não conterem glúten. Isso mostra que a crescente conscientização do consumidor em relação aos efeitos dessa substância no corpo vem incentivando as marcas de cosméticos a valorizar esse aspecto na promoção de seus produtos.

No ranking de lançamentos de produtos sem glúten, os campeões são os cuidados para pele, cosméticos cores (maquiagem, esmalte) e produtos para cabelos, com 41%, 39% e 15%, respectivamente, do total de artigos sem glúten lançados pelo setor de cosméticos em 2013. Apenas 3% de produtos para banho e higiene e 2% dos produtos para barba e depilação ressaltam a ausência de glúten entre os ingredientes.

Um estudo realizado pela Universidade de Nottingham e financiado por duas associações de pacientes, Coeliac UK e CORE, revelou que o número de casos de gastroparesia diagnosticados como doença celíaca aumentou de 5,2/100.000 em 1990 para 19,1/100.000 em 2011. Segundo a Coeliac UK, a porcentagem de doentes ainda não diagnosticados pode chegar a 75%. Entretanto, muitos progressos têm sido feitos para facilitar o diagnóstico, o que provavelmente aumentará o número de pessoas em busca de produtos sem glúten.

O time dos sem glúten

Antigamente, a informação "sem glúten" na embalagem era um argumento de venda só visto em produtos do setor de alimentos e bebidas. Porém, diante do número crescente de pacientes com doença celíaca, esse tipo de indicação vem se espalhando para outras áreas. Embora a doença celíaca seja predominantemente de natureza gastrointestinal, outros sintomas podem surgir, como dores de cabeça, cansaço, anemia e até queda de cabelo. A doença pode também se manifestar na forma de dermatite herpetiforme, doença que provoca erupções na pele e, em alguns casos, o aparecimento de bolhas. Para afastar todos esses possíveis riscos à saúde, muitas pessoas têm procurado eliminar o glúten dos produtos que consomem.

O relatório Meat-free and Free-from Foods UK 2013, elaborado pela Mintel, ressalta que um de cada cinco consumidores comprou ou comeu alimentos sem glúten no primeiro semestre de 2013. Uma coisa é certa: hoje, mais do que nunca, o consumidor pode ter a garantia de que os produtos que entram em contato com seu corpo são veganos, sem OGMs e – com frequência cada vez maior – sem glúten.

O argumento do sucesso

O potencial para capitalizar sobre a ausência de glúten nos produtos de beleza não deve ser subestimado. Sabendo-se que 75% dos casos de doença celíaca nunca foram diagnosticados, os consumidores estão em busca de produtos que indiquem a ausência de glúten no rótulo e os ajudem a adotar um estilo de vida que contemple a saúde de forma holística.

As pessoas precisam dispor de ferramentas que as ajudem a fazer as escolhas certas. Uma possibilidade é tornar mais fáceis os testes de alergia para a população, de maneira que cada indivíduo possa identificar quais ingredientes, aditivos ou até produtos ele precisa evitar para preservar sua saúde. Nesse sentido, os consumidores devem ser claramente informados sobre o eventual teor de glúten de certos produtos de beleza ou higiene passíveis de ingestão acidental, em particular cosméticos para os lábios ou produtos de higiene bucal.