Na França, as vendas atingiram cerca de 2 milhões de euros no primeiro...

Na França, as vendas atingiram cerca de 2 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, o que representa um crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período no ano anterio

Na França, nos Estados Unidos e no Reino Unido, as vendas de produtos de maquiagem e cuidados para sobrancelhas estão crescendo a olhos vistos. Segundo dados publicados recentemente pela agência The NPD Group, pesquisas com produtos de grandes marcas vendidos em um grupo restrito de lojas [1] mostraram que, na França, as vendas atingiram cerca de 2 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, o que representa um crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período no ano anterior. Um número impressionante, sem dúvida - mas que não chega aos pés da expansão observada nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde a tendência mostrou vigor ainda maior.

A título de comparação, a outra categoria de produtos de maquiagem que mais se destacou no Reino Unido foi a de lip liners, com crescimento de 27% no período de janeiro a maio de 2014, seguindo-se a de sombras para olhos, cujas vendas subiram 19%.

"Falsamente deixadas ao deus-dará, as sobrancelhas hoje merecem cuidados e tratamentos de beleza sofisticados, tanto nas passarelas como em casa. Em comparação com outros mercados, como a Ásia, é um gesto de beleza relativamente novo para as francesas. Finalmente, é uma excelente notícia para o setor", ressalta Mathilde Lion, Expert Beleza Europa da agência The NPD Group.

Na França e no Reino Unido, os lápis de sobrancelha detêm o título de produto mais popular. Em 2013, 9 lápis de sobrancelha figuravam no Top 10 dos produtos mais vendidos dessa categoria na França. No Reino Unido, 8 dos 10 produtos mais vendidos eram lápis; os 2 outros eram pós.

Na França, "temos observado um crescente entusiasmo por belas sobrancelhas. Isso se traduz não apenas nas vendas propriamente ditas, mas em toda a dinâmica do setor, por exemplo com mais bares ou corners dedicados a sobrancelhas (Benefit, L’Atelier du Sourcil) e institutos que oferecem pintura e maquiagem, além de depilação de sobrancelhas", conclui Mathilde Lion. Mais que um simples efeito de moda, estamos assistindo ao advento de novos rituais de beleza.