A Beraca buscou inspiração para seu mais recente lançamento em uma tendência de consumo que não para de crescer: a busca por uma pele mais jovem e saudável. Oriunda da rica biodiversidade das florestas brasileiras, a manteiga de bacuri é a nova solução da empresa para revitalizar peles maduras e será lançada na in-cosmetics Latin America 2016.

De acordo com a Beraca, a manteiga de bacuri é um ingrediente altamente nutritivo, que aumenta a produção de energia celular e promove a hidratação profunda da pele. O ingrediente é rico em sais minerais como magnésio, zinco e cálcio e contém vitaminas D2, E e K. A manteiga de Bacuri também é uma excelente fonte de aminoácido triptofano que, na presença da luz, é metabolizado em compostos biologicamente ativos como a serotonina, um neurotransmissor que está associado à sensação de bem-estar.

"Diferentemente da maioria dos ingredientes anti-idade sintéticos, a manteiga de bacuri não só reduz o aparecimento de rugas e linhas de expressão, mas age diretamente sobre o metabolismo celular, melhorando a função de barreira cutânea e reduzindo a perda de água. O resultado é uma pele hidratada e energizada", afirma Juliana Frutuoso, gerente de negócios da Beraca.

Testes clínicos realizados em voluntárias com mais de 45 anos, que foram submetidas ao tratamento por 15 dias, revelaram melhoria de 30% na integridade da barreira cutânea, redução de 8% na perda de água pela pele e aumento de 15% nos níveis de hidratação com o ingrediente em concentrações de 2% e 4%. "Os testes mostraram que a manteiga de bacuri é uma inovação revolucionária para a indústria cosmética pelos múltiplos benefícios que ela oferece à pele madura", diz Frutuoso.
 
O ingrediente também desempenha um papel importante no desenvolvimento social e econômico da região amazônica. Ele é coletado por comunidades locais que já utilizavam a polpa do bacuri para a produção de doces, sorvetes e sucos, mas descartavam as sementes. Ao identificar o potencial da manteiga extraída das sementes do bacuri para a indústria cosmética, a Beraca estimulou as comunidades a transformarem o que antes era visto como resíduo em uma fonte adicional de renda.