A atuação da Nanovetores na indústria cosmética é diversa, com ativos antiacne, anticelulite, antirrugas, condicionadores e colorações capilares. O amplo portfólio é resultado da experiência farmacêutica da diretora técnica, Betina Giehl Zanetti Ramos, detentora de patentes internacionais, e do conhecimento tecnológico e empresarial do diretor-presidente, Ricardo Henrique Ramos, que falou ao Brazil Beauty News sobre os próximos passos da empresa.

Ricardo Henrique Ramos, diretor-presidente, e Betina Giehl Zanetti Ramos,...

Ricardo Henrique Ramos, diretor-presidente, e Betina Giehl Zanetti Ramos, diretora técnica da Nanovetores

Brazil Beauty News - A Nanovetores surgiu como uma startup em 2008 e hoje desponta como exemplo de inovação na indústria brasileira de cosméticos. De que maneira a empresa se posiciona e se mantém neste mercado?

Ricardo Ramos - A Nanovetores se posiciona como uma referência em sistemas nanotecnológicos com o uso de insumos naturais, que oferecem resultados rápidos e seguros em cosméticos. Possuímos patentes de propriedade industrial, mantendo uma estratégia diferenciada, com o desenvolvimento e a comercialização de sistemas de encapsulação e o uso de materiais biocompatíveis e biodegradáveis em base aquosa.

Brazil Beauty News - Como tem sido a experiência de investir em pesquisa e inovação no Brasil?

Ricardo Ramos - Os investimentos melhoraram com a Lei de Inovação [em vigor desde 2014, oferecendo incentivos a pesquisas tecnológicas], mas ainda são insuficientes para auxiliar o país no despontar de novas tecnologias. Muito se está fazendo em termos de benefícios fiscais, subvenções e apoio à inovação, mas o acesso a esses recursos, por vezes, é bastante burocrático e nem sempre suficiente para todos os interessados. Apesar disso, a Nanovetores alcançou sucesso na captação de recursos e jamais se intimidou. Hoje, somamos quase R$ 3,5 milhões captados para aplicação em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Recebemos diversos prêmios de inovação, como o 1º Lugar no Prêmio Stemmer de Inovação 2011, Melhor Empresa Incubada do Brasil Anprotec 2014 e 1º Lugar no Segundo Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2014.

Brazil Beauty News - Atualmente, há quantos produtos no portfólio da Nanovetores? Quais são os destaques e tecnologias exclusivas no universo cosmético?

Ricardo Ramos - Nosso portfólio tem hoje mais de 90 produtos desenvolvidos, muitos deles exclusivos à tecnologia de encapsulação Nanovetores. Como exemplos, podemos citar o Nano Cellulitech, um blend inovador com ativos termogênicos encapsulados de alta permeação; o Nano Nails, com óleos essenciais naturais encapsulados para ação antifúngica e antimicrobiana para as unhas; e o Nano UP-lift, um sistema inovador para tratamento de rugas faciais.
Além dos sistemas de encapsulação para cosméticos, a Nanovetores desenvolveu uma linha de ativos cosméticos aplicáveis em produtos têxteis, com aderência e resistência a lavagens, que promovem ação hidratante, anticelulítica, de frescor e redução de odores.

Sede da Nanovetores no Sapiens Parque

Sede da Nanovetores no Sapiens Parque

Brazil Beauty News - De que maneira a nanotecnologia contribui para a fabricação de cosméticos mais eficazes?

Ricardo Ramos - Nossos sistemas de encapsulação possibilitam, inicialmente, uma proteção dos ativos quanto a oxidações e interações com os demais componentes da fórmula, como conservantes e fragrâncias. Desta forma, os ativos não produzem resíduos de oxidação e preservam sua ação ativa. Esta aplicação é ainda mais eficiente por causa do tamanho reduzido (nanométrico) das partículas e o aumento da área de contato entre o ativo encapsulado e a superfície de aplicação.
Outra vantagem da nanotecnologia é a redução de doses. Costumamos dizer que “em nanotecnologia, menos é muito mais”. Todos os sistemas da Nanovetores são naturais e desenvolvidos em base aquosa, além de serem dermatologicamente testados e submetidos a controles regulatórios nacionais e internacionais.

Brazil Beauty News - Quais ativos cosméticos fazem mais sucesso no Brasil?

Ricardo Ramos - No Brasil, os grandes cases de sucesso são os produtos de ação mais rápida: o Nano Cellulitech, com eficácia anticelulite após uma aplicação; o Nano Nails, com unhas renovadas em quatro dias; a Nano Melaleuca, com acne reduzida em quatro horas; e o Nano Up-lift, que promove a suavização das rugas em 10 minutos. Em 2016, a Nanovetores lançou o Nano Ageless Complex, um ativo antirrugas que passa a agir 90 segundos após a aplicação, e o Nano Mature Skin, um ingrediente de hidratação intensa sem ureia.

Brazil Beauty News - Como a Nanovetores se posiciona no mercado externo e quais são os planos para as exportações?

Ricardo Ramos - A Nanovetores possui uma filial nos EUA e, em breve, terá também uma sucursal na Suíça. A empresa se posiciona de forma a estar próxima de seus clientes e mercados, fortalecendo a ação local. Também trabalhamos com parceiros nos EUA e na Europa, que realizam a adaptação dos nossos produtos para novos mercados. A Nanovetores exporta para 22 países desde 2013, por meio de 15 distribuidores internacionais.