Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Ashland: sintonizando ritmos circadianos para tornar a pele mais bela

A Ashland Speciality Ingredients acaba de lançar o Chronogen YST, princípio ativo à base de proteínas de levedura. O novo ingrediente, que se inspira no estudo dos ritmos circadianos, contribui para revitalizar a pele e fortalecer as defesas naturais, protegendo contra danos causados por raios ultravioleta.

Com base em testes in vivo, observou-se que certos parâmetros biofísicos e fisiológicos da pele humana variam em função dos ritmos circadianos – processos biológicos baseados em ciclos de aproximadamente 24 horas. Ao que tudo indica, a temperatura da pele, a produção de sebo, o pH, o potencial de carga elétrica (capacitância) e a perda insensível de água seguem o relógio circadiano. [1] Recentemente, a importância do relógio interno das células cutâneas também foi evidenciada por pesquisadores da Beiersdorf.

Os genes do relógio biológico desempenham um papel fundamental na regulação (...)

Os genes do relógio biológico desempenham um papel fundamental na regulação da expressão de muitos outros genes - shutterstock.com / © Stokkete

Com base nesses resultados, a Ashland desenvolveu o Chronogen YST. O novo extrato, derivado de proteínas de levedura, ajuda a manter o ritmo celular da pele e prevenir danos causados por raios UV.

"Pesquisas realizadas nos últimos dez anos revelaram que as células da pele são, em parte, reguladas por esse ciclo de 24 horas", ressalta Neil Astles, diretor de Marketing de Ativos Biofuncionais da Ashland Specialty Ingredients. "Mais de 20% da expressão gênica dos tecidos depende da regulação circadiana. [2] No entanto, essa função reguladora das células cutâneas pode ser perturbada por fatores externos. Experiências in vitro mostraram que o Chronogen YST favorece a expressão de proteínas dos genes circadianos e otimiza a ressincronização do funcionamento da pele".

Conforme explica a Ashland, sabe-se hoje que os genes do relógio biológico desempenham um papel fundamental na regulação da expressão de muitos outros genes, entre os quais os genes das células cutâneas. Portanto, a possibilidade de modular a expressão dos genes circadianos representa uma revolução em cosmetologia.

Um exemplo típico é o caso da exposição aos raios ultravioleta. Durante a noite, as células passam por um processo de reparação do DNA e de reprodução, em parte por ação da expressão dos genes circadianos, caracterizando um ciclo sem fim. No início do dia, ao contrário, o DNA deve se preparar à exposição aos raios UV com a ajuda de enzimas antioxidantes. Esse ciclo de 24 horas pode ser perturbado pela exposição aos raios UV, que impede a regeneração celular. [3]

Aplicação em produtos para a pele

A Ashland efetuou testes clínicos com o Chronogen YST [4], usando concentração de 1%. A título de exemplo, um estudo duplo-cego, com repartição aleatória por dez voluntários com idade entre 23 e 38 anos, mostrou uma melhora mensurável no ciclo cutâneo após 21 dias. O protocolo incluía duas aplicações por dia de um creme com 1% de Chronogen YST.

"Em pequena concentração, o uso do Chronogen YST em cremes faciais e serums pode contribuir para ressincronizar o relógio circadiano da pele", conclui Neil Astles.

A Ashland recomenda o uso de Chronogen YST em fórmulas diurnas (para ajudar a pele a estimular as defesas naturais contra danos causados pela radiação UV), em fórmulas noturnas (com o objetivo de estimular o processo de autorregeneração da pele), em formulações antissinais com efeitos baseados nos ciclos circadianos e, por fim, em fórmulas que contribuam para a sincronização do relógio biológico interno.

A figura acima descreve o ciclo circadiano normal da reparação e replicação (...)

A figura acima descreve o ciclo circadiano normal da reparação e replicação do ADN durante a noite e a produção de enzima antioxidante durante o dia.

A Ashland apresentou as virtudes técnicas do Chronogen YST no salão Personal Care and Homecare Ingredients (PCHi), realizado de 12 a 14 de março em Guangzhou (China), ressaltando que esse ingrediente respeita as normas chinesas para cosméticos.

Outros fornecedores, como a Silab ou a Lipotec também propuseram recentemente novos ingredientes com base nos ciclos circadianos.


V.G.
Tradução: Maria Marques

Observações

[1Analysis of Circadian and Ultradian Rhythms of Skin Surface Properties of Face and Forearm of Healthy Women. Le Fur I, Reinberg A, Lopez S, Morizot F, Mechkouri M, Tschachler E, J Invest Dermatol, 117(3), 718-24, 2001.

[2Healthy clocks, healthy body, healthy mind. Reddy A, O’Neil J, Trends in Cell Biology, Vol. 20, Issue 1, 36-44, 2010.

[3Low-dose Ultraviolet B Rays Alter the mRNA Expression of the Circadian Clock Genes in Cultured Human Keratinocytes. Kawara S, Mydlarski R, Mamelak AJ, Freed I, Wang B, Watanabe H, Shivji G, Tavadia SK, Suzuki H, Bjarnason GA, Jordan RC, Sauder DN, J Invest Dermatol, 119 (6), 1220-3, 2002.

[4INCI: Water (aqua) (and) Glycerin (and) Hydrolyzed Yeast Protein (Proposed)

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
EUA: Varejo em festa no feriadão

Laurence Bacilieri
EUA: Varejo em festa no feriadão

Nos Estados Unidos, os resultados das vendas do fim de semana de Thanksgiving (24-27 de novembro) prometem deixar o varejo de excelente humor. Neste ano, 45% dos americanos já tinham começado a fazer as compras para as festas antes de 1° de novembro. Embora 79% dos comerciantes tivessem lançado descontos e promoções mais cedo que no ano (...)

+ informações

Seções