Com base em testes in vivo, observou-se que certos parâmetros biofísicos e fisiológicos da pele humana variam em função dos ritmos circadianos – processos biológicos baseados em ciclos de aproximadamente 24 horas. Ao que tudo indica, a temperatura da pele, a produção de sebo, o pH, o potencial de carga elétrica (capacitância) e a perda insensível de água seguem o relógio circadiano. [1] Recentemente, a importância do relógio interno das células cutâneas também foi evidenciada por pesquisadores da Beiersdorf.

Os genes do relógio biológico desempenham um papel fundamental na regulação...

Os genes do relógio biológico desempenham um papel fundamental na regulação da expressão de muitos outros genes - shutterstock.com / © Stokkete

Com base nesses resultados, a Ashland desenvolveu o Chronogen YST. O novo extrato, derivado de proteínas de levedura, ajuda a manter o ritmo celular da pele e prevenir danos causados por raios UV.

"Pesquisas realizadas nos últimos dez anos revelaram que as células da pele são, em parte, reguladas por esse ciclo de 24 horas", ressalta Neil Astles, diretor de Marketing de Ativos Biofuncionais da Ashland Specialty Ingredients. "Mais de 20% da expressão gênica dos tecidos depende da regulação circadiana. [2] No entanto, essa função reguladora das células cutâneas pode ser perturbada por fatores externos. Experiências in vitro mostraram que o Chronogen YST favorece a expressão de proteínas dos genes circadianos e otimiza a ressincronização do funcionamento da pele".

Conforme explica a Ashland, sabe-se hoje que os genes do relógio biológico desempenham um papel fundamental na regulação da expressão de muitos outros genes, entre os quais os genes das células cutâneas. Portanto, a possibilidade de modular a expressão dos genes circadianos representa uma revolução em cosmetologia.

Um exemplo típico é o caso da exposição aos raios ultravioleta. Durante a noite, as células passam por um processo de reparação do DNA e de reprodução, em parte por ação da expressão dos genes circadianos, caracterizando um ciclo sem fim. No início do dia, ao contrário, o DNA deve se preparar à exposição aos raios UV com a ajuda de enzimas antioxidantes. Esse ciclo de 24 horas pode ser perturbado pela exposição aos raios UV, que impede a regeneração celular. [3]

Aplicação em produtos para a pele

A Ashland efetuou testes clínicos com o Chronogen YST [4], usando concentração de 1%. A título de exemplo, um estudo duplo-cego, com repartição aleatória por dez voluntários com idade entre 23 e 38 anos, mostrou uma melhora mensurável no ciclo cutâneo após 21 dias. O protocolo incluía duas aplicações por dia de um creme com 1% de Chronogen YST.

"Em pequena concentração, o uso do Chronogen YST em cremes faciais e serums pode contribuir para ressincronizar o relógio circadiano da pele", conclui Neil Astles.

A Ashland recomenda o uso de Chronogen YST em fórmulas diurnas (para ajudar a pele a estimular as defesas naturais contra danos causados pela radiação UV), em fórmulas noturnas (com o objetivo de estimular o processo de autorregeneração da pele), em formulações antissinais com efeitos baseados nos ciclos circadianos e, por fim, em fórmulas que contribuam para a sincronização do relógio biológico interno.

A figura acima descreve o ciclo circadiano normal da reparação e replicação...

A figura acima descreve o ciclo circadiano normal da reparação e replicação do ADN durante a noite e a produção de enzima antioxidante durante o dia.

A Ashland apresentou as virtudes técnicas do Chronogen YST no salão Personal Care and Homecare Ingredients (PCHi), realizado de 12 a 14 de março em Guangzhou (China), ressaltando que esse ingrediente respeita as normas chinesas para cosméticos.

Outros fornecedores, como a Silab ou a Lipotec também propuseram recentemente novos ingredientes com base nos ciclos circadianos.