A Bioplan e a Arcade Marketing, duas das principais empresas especializadas em amostras promocionais para os setores de beleza, perfumes e tratamentos cosméticos, vão reunir suas atividades no âmbito de uma nova organização. O controle da nova empresa será repartido da seguinte maneira: 75% nas mãos da Oaktree, acionista da Ileos, matriz da Bioplan, e 25% com a KKR e DLJ Merchant Banking, acionistas da Arcades.

Segundo o comunicado divulgado pelas duas companhias, a decisão foi tomada com base na complementaridade de suas ofertas. "Graças à cobertura comercial e industrial da nova organização no plano internacional, poderemos oferecer melhor atendimento aos clientes, com uma carteira de produtos e serviços completos", explicam.

A Bioplan ampliará sua oferta de produtos com soluções patenteadas que mobilizam uma série de recursos, como tecnologia de microencapsulamento e outros processos para amostragem em formato plano. Da mesma maneira, a Arcade Marketing poderá contar com a capacidade de produção da Bioplan, em particular no segmento de frascos e sachês. Outro aspecto importante é que, ao unirem seus recursos na área de Pesquisa e Desenvolvimento, as empresas estarão dando impulso à inovação, critério essencial no mercado de amostras promocionais.

O faturamento da nova organização será de aproximadamente 450 milhões de dólares.

Os dois parceiros esperam concluir a operação após o processo de consulta dos representantes dos trabalhadores, atualmente realizado na França. A operação está sujeita às condições de liquidação e aos controles previstos por lei, devendo ser finalizada no quarto trimestre de 2014.