A Europa continua sendo um dos principais mercados, mas a América Latina será a locomotiva do crescimento nos próximos anos.

O mercado internacional de produtos para unhas deverá registrar uma taxa composta de crescimento anual de 9,5%, alcançando o patamar de 15,55 bilhões de dólares até 2024, segundo projeção do relatório da Research and Markets.

Esse crescimento anunciado será o resultado do número cada vez maior de jovens aficionadas por beleza que investem em nail art, bem como das numerosas inovações em matéria de textura e acabamento que o setor vem oferecendo. O número de salões profissionais também tem aumentado, o que facilita o investimento em técnicas de manicure e cuidados para unhas. Para completar, a colaboração entre fabricantes e salões terá um efeito positivo na evolução do mercado.

Cores duradouras

Em relação às opções disponíveis, os esmaltes em gel representavam 10,1% das vendas em 2015. A demanda por cores de longa duração certamente reforçará a expansão desse segmento.

Entretanto, o mercado de esmaltes líquidos também vai crescer, registrando um ritmo de 9,4% ao ano entre 2016 e 2024, graças aos preços acessíveis dos produtos e ao amplo leque de cores disponíveis.

Geograficamente, a Europa continua sendo um dos principais mercados, mas a América Latina será a locomotiva do crescimento nos próximos anos.

Colaborações de prestígio

Graças a uma série de colaborações firmadas recentemente entre marcas de esmaltes e personalidades do show business, os produtos para unhas ganharam destaque entre as tendências atuais. Um bom exemplo é a recente parceria entre o criador de moda Christian Siriano e a marca de manicure ImPress para o lançamento de uma edição limitada de designs para unhas inspirados nas peças de alta-costura do artista. Outra parceria bem-sucedida reuniu a atriz Laverne Cox e a marca Orly Nails, que juntas criaram uma edição limitada de esmaltes lançados em setembro deste ano.