Em entrevista exclusiva para o Brazil Beauty News, Zanella destaca as funcionalidades e soluções que a indústria vem desenvolvendo para equilibrar a demanda do consumidor por novidades e os desafios do atual panorama econômico.

Flávia Zanella, gerente de marketing de skin care e sun care da BASF para a...

Flávia Zanella, gerente de marketing de skin care e sun care da BASF para a América do Sul. CREDIT João Athaíde

Brazil Beauty News - Quais são as principais tendências observadas nos mercados norte-americano, europeu e asiático?

Flávia Zanella - Cada um desses mercados têm particularidades que afetam diretamente as tendências de cosméticos locais. Para as asiáticas, a boa aparência da pele e dos cabelos é uma necessidade cultural. A pele tem de estar impecável e natural, pois em um paralelo com a arte, elas consideram que uma tela perfeita é mais importante que uma bela pintura. Seus rituais de cuidado incluem vários passos e produtos específicos para cada um deles. A busca constante por melhores soluções tem como resultado o lançamento de tendências que inspiram este e outros mercados, incluindo o norte-americano. As europeias também se preocupam muito com o cuidado da pele. Há uma grande procura por produtos que disfarcem imperfeições e tragam luminosidade e radiância à pele, além do efeito anti-idade.

Brazil Beauty News - Quais dessas tendências vêm sendo aplicadas pela indústria nacional no desenvolvimento dos produtos?

Flávia Zanella - O consumidor brasileiro tem como preferência produtos de texturas leves e rápida absorção, que deixem um toque macio, suave e pouco oleoso na pele. Essa preferência é explicada pelo clima do país e o tipo de pele da população – mais da metade das mulheres brasileiras têm a pele do rosto classificada como mista ou oleosa, segundo a ABIHPEC. As tendências com mais chances de serem abraçadas pelo mercado nacional são as que comunicam essa leveza priorizada pelos consumidores. Podemos citar as texturas aeradas (espuma, mousse e soufflé) e as que trazem refrescância (sorbet, geleia, efervescente e efeito cooling).

Brazil Beauty News - Que outras inovações você destacaria na textura dos produtos para o rosto e para o corpo?

Flávia Zanella - A textura sérum, muito querida e conhecida em produtos faciais, ganha espaço também entre os produtos corporais, especialmente os de tratamento, com mais concentração de ativos. Outra aposta para o segmento são as texturas luxuosas que, combinadas com fragrâncias exóticas, são uma maneira de trazer mais glamour para os produtos.

Brazil Beauty News - Que características e funcionalidades o consumidor tem buscado em produtos para o cuidado da pele?

Flávia Zanella - O principal direcionador de compra segue sendo a fragrância, seguida pela textura e o sensorial do produto. Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o impacto que seu estilo de vida e hábitos têm sobre seu corpo, incluindo o efeito direto da comida que consomem em sua saúde e aparência. A texturas inspiradas em alimentos começam a aparecer, agora combinadas com aplicações diferentes como mousses para hidratação, geleias condicionantes e condicionadores a seco. Os óleos também ganharam força, uma vez que estão associados à nutrição e ao tratamento intenso. Eles também surgem em aplicações não-convencionais, como limpeza, trazendo uma nova experiência ao consumidor. A tendência DIY (faça você mesmo) ou customização também é um movimento que cresce constantemente nos últimos anos. Ela surgiu em produtos premium e, mais recentemente, passou a aparecer em produtos de massa. Em um mundo hiperconectado e diverso, as pessoas buscam uma maneira de se expressar e se diferenciar, em um processo de redescoberta de sua própria identidade. Fazer, construir ou mesmo customizar seus produtos é uma maneira de expressar essa busca.

Brazil Beauty News - Qual é a importância de investimentos em inovação para o aumento da competitividade e o desenvolvimento do setor no atual panorama econômico?

FZ - O mercado está se reajustando à situação econômica e todos os segmentos estão buscando inovações e soluções com um melhor custo-benefício para atender às necessidades dos consumidores. Porém, inovar não significa somente utilizar a última tecnologia disponível. É também buscar novas soluções e formatos com o material já disponível. Encontrar novas combinações e sinergias entre ingredientes e explorar outros atributos ainda não comunicados sobre os insumos em uso são apenas algumas das estratégias que podem ser abordadas. Usar a criatividade também é inovar – e isso, em tempos de crise, o brasileiro sabe fazer muito bem.