A principal força motriz dessa conquista são as consumidoras, que também são as maiores beneficiárias. Na maioria das vezes bem familiarizadas com as novas tecnologias, elas têm adotado as inovações sem pestanejar.

Realidade virtual convincente

Desenvolvido pela empresa Perfect Corporation, sediada em Taiwan, o aplicativo gratuito YouCam MakeUp, compatível com os sistemas Android e Iphone, foi baixado 150 milhões de vezes em 18 meses por usuários do mundo todo. Para oferecer soluções que atendam à infinita diversidade que caracteriza os seres humanos e otimizar a interação entre os consumidores e as marcas de cosméticos, Alice Chang, fundadora da Perfect Corporation, idealizou uma plataforma dedicada à beleza, disponibilizando três aplicativos: YouCam MakeUp e YouCamNails, para visualizar a aplicação de maquiagem virtual; YouCamPerfect, para fazer selfies perfeitos; e Beauty Circle, rede social que oferece à comunidade de beautystas um espaço para trocar ideias sobre beleza.

O YouCam MakeUp, o mais popular dos três aplicativos, permite testar no próprio rosto, em tempo real, as últimas novidades em matéria de maquiagem e cores, graças a recursos tecnológicos de realidade aumentada. Seu ponto forte é a câmera, que projeta uma imagem em movimento de alta qualidade.

Nos Estados Unidos, na China, no Brasil e na França, o aplicativo vem seduzindo majoritariamente jovens da geração Millenials: 79% das usuárias têm entre 18 e 34 anos. A frequência das visitas à plataforma é de aproximadamente 15 vezes por mês. Cada usuária passa entre 2 e 4 minutos por sessão, testando, em média, 11 cores.

Para as marcas, o sucesso do YouCam MakeUp constitui uma formidável oportunidade de entrar em contato direto com 150 milhões de clientes potenciais. Além disso, uma série de parcerias permite que as marcas obtenham informações, sejam elas gerais – por exemplo sobre os principais anseios manifestados por consumidores em diversas regiões do mundo – ou personalizadas, graças a concursos promovidos em colaboração com revistas femininas ou divulgados pela comunidade Beauty Circle.

O objetivo dessas iniciativas é estimular as vendas on-line dos produtos nas lojas virtuais das marcas. A trilogia testar/aprovar/comprar vem se mostrando um bom negócio para os dois lados.

Da mesma forma, a agência OTSTC Creative Biometric também resolveu apostar na realidade virtual. Criada em 2003, a empresa hoje trabalha com a Armani, Biotherm, Boots, Vichy/La Roche Posay/Inneov, Dior, Givenchy e Guerlain, oferecendo soluções virtuais, aplicativos e programas para maquiagem, pintura de cabelo e diagnóstico da pele. E tudo isso, em tempo real. Ferramenta preciosa de auxílio à venda, a oferta está disponível também nas lojas, onde os produtos em estoque podem ser testados virtualmente. O aplicativo é usado de maneira intuitiva, com os dedos, e simula os gestos de maquiagem, garantindo a naturalidade do efeito.

Pensando nas formas que as compras no varejo poderão ter no futuro, a empresa LF Beauty apresentou uma nova tecnologia que, usando uma câmera instalada nas prateleiras das lojas, é capaz de detectar os movimentos da mão da consumidora e identificar os produtos observados.

Data, o "novo petróleo"

Com uma abordagem diferente, a empresa Link Influence aposta na coleta e análise de dados provenientes da internet, graças a sua ferramenta Radarly, que permite ouvir, em tempo real, as conversas e os comentários disponíveis nos fóruns de sites e nas redes sociais. Esse material bruto é reunido, processado e analisado por uma equipe de sociólogos e diretores de pesquisas e, em seguida, transmitido às empresas clientes. Para os departamentos de P&D, sempre atentos a novas tendências, essas informações constituem uma nova e preciosa mina de ideias. "Existe uma demanda considerável por parte das marcas de cosméticos, que hoje desejam conhecer melhor os anseios dos clientes. O setor de luxo, que até então se mantinha à distância, vem se mostrando cada vez mais interessado nessa tecnologia", comenta Laetitia Amiault, diretora de Vendas da Link Influence na França. A empresa, que também está presente na Inglaterra e na Alemanha, adquiriu recentemente uma companhia que desenvolve o mesmo tipo de atividade na China, onde o conceito de web social é visto de maneira diferente.