Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Uvas brasileiras podem se tornar ingrediente-chave para cosméticos

Fabricantes, vinícolas e representantes do setor público criaram grupo para aprofundar as pesquisas sobre as propriedades das uvas cultivadas no Vale do São Francisco, que têm maior concentração de antioxidantes para uso em cosméticos.

A produção de uvas viníferas no Vale do rio São Francisco não tem nem três décadas. A ideia de cultivar a fruta no sertão do Nordeste, com seu clima semiárido de calor constante e longos períodos de seca, parecia ousada. Mas deu muito certo.

Linha Brut da Adega do Corpo

Linha Brut da Adega do Corpo

A alta incidência solar e temperaturas elevadas aliadas à tecnologia de irrigação, possível graças às águas do rio que percorre cinco estados brasileiros, permitem que as videiras produzam até três vezes por ano na região, quando em outras partes do país e do mundo, o comum são até duas safras anuais.

Contudo, não é só pelo rendimento na colheita que as uvas do São Francisco se destacam. As características do clima e solo no local também aumentam a concentração dos componentes fenólicos dos frutos, como resveratrol e antocianinas, antioxidantes naturais que atuam no combate ao envelhecimento da pele.

Investindo no potencial das uvas do Vale do São Francisco – e cerca de R$ 350 mil –, a empresa Adega do Corpo foi inaugurada em 2013, na Bahia. Com duas linhas inspiradas em vinhos, a Brut e a Rosé, a marca dispõe de 40 produtos, entre xampus, condicionares, hidrantes corporais, óleos de massagem e espumas de banho, todos elaborados com ativos extraídos das uvas da região.

Produtos para os cabelos da linha Rosé

Produtos para os cabelos da linha Rosé

As fórmulas foram desenvolvidas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia e a indústria de cosméticos Amazun com exclusividade para os cosméticos da marca, que tem lojas em Salvador.

A parceria entre as duas empresas de cosméticos e a universidade pública também deu origem ao Grupo de Ciências, Tecnologia e Inovação do Vale do São Francisco, idealizado há três anos por Hélia Braga, diretora executiva da Adega do Corpo. Com o objetivo de aprofundar as pesquisas sobre as uvas cultivadas na região, suas propriedades e aplicações, o grupo também tem a participação de representantes da Escola do Vinho do Campus Petrolina Zona Rural, das vinícolas Ouro Verde e Santa Maria e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
Maquiagem ecológica: o novo padrão?

Pascale Brousse
Maquiagem ecológica: o novo padrão?

A demanda dos consumidores por cosméticos naturais e ecológicos vem crescendo continuamente. Muitas Indie brands estão atendendo a essa demanda, em particular nos Estados Unidos, e se estabelecendo com promessas de produtos que adicionam inúmeros atributos: "ecológicos + limpos + éticos + eficientes + com personalidade + que proporcionam (...)

+ informações

Seções