Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Tendência no mercado mundial, cosméticos clareadores começam a despontar no Brasil

Mulheres de 30 a 60 anos são as maiores consumidoras de produtos para clarear e uniformizar o tom da pele.

Sardas e manchas na pele podem surgir com a exposição excessiva ao sol, mudanças hormonais ou simplesmente pela ação do tempo – e elas são uma das principais preocupações estéticas das mulheres no Brasil, só perdendo para olheiras e “pés-de-galinha”, as temidas ruguinhas na região dos olhos. Apesar de ainda valorizarem uma pele bronzeada, as brasileiras estão procurando cada vez mais produtos que prometem clarear e uniformizar o tom da pele.

Racco Clear Age Creme Hidratante Facial

Racco Clear Age Creme Hidratante Facial

No mundo, o segmento de skin care lidera o setor de beleza, tendo faturado US$107 bilhões em 2013, segundo dados do Euromonitor. Deste total, cerca de 65% correspondem a tratamentos faciais, dos quais 30% são de clareadores. Os países asiáticos, onde a pele branca é uma verdadeira obsessão, são os maiores consumidores da categoria, seguidos dos EUA. “No Brasil, os clareadores ainda representam um nicho do mercado, mas essa é uma tendência mundial e nosso país não ficará de fora”, afirma Vanessa Salazar, gerente global de vendas da Beraca, empresa que atua em mais de 40 países e oferece ativos naturais para a indústria cosmética, farmacêutica e de cuidados pessoais.

Segundo Nicolle Nogueira, gerente de marketing da Racco, a categoria vem ganhando mercado a cada ano. “Em 2014, dentro do segmento de cuidados faciais, os clareadores representaram aproximadamente 20% das vendas da Racco. É um número bastante expressive”. Para ela, o bom resultado se deve a uma mudança de comportamento. “A mulher brasileira não quer apenas encobrir as manchas com maquiagens, mas tratá-las, em busca de um tom de pele uniforme”, diz.

Até pouco tempo, os tratamentos de hiperpigmentação se resumiam à aplicação de substâncias agressivas, que podiam causar reações alérgicas, sensibilidade, vermelhidão e, em casos mais graves, manchas irreversíveis. O mais popular – e polêmico – deles é hidroquinona, um composto derivado do benzeno, que destrói as células produtoras de melanina, removendo sardas e manchas. Considerada tóxica, ela vem gradualmente desaparecendo do mercado. No Japão, a substância é proibida; nos Estados Unidos, foi banida em diversos estados; e na maioria dos países europeus, não pode ter concentração superior a 1% da fórmula.

A proibição da hidroquinona forçou a inovação. A partir dela, surgiram ativos eficazes no clareamento das manchas, que não são agressivos à pele”, afirma Nogueira. O mercado saiu em busca de soluções alternativas: um derivado do lúpulo, broto de agrião suíço, extrato de ervilha, caviar dourado e uma substância da margarida estão entre as novas matérias-primas empregadas no tratamento de manchas faciais.

A Beraca lançou neste ano o Beracare BBA, um ativo clareador desenvolvido a partir do óleo de pracaxi. O ingrediente, que já era utilizado pela empresa no segmento de cuidados com os cabelos, demonstrou ter propriedades clareadora e anti-idade em pesquisas realizadas em um laboratório francês. “Existe uma demanda por ativos 100% naturais e orgânicos neste segmento. Enxergamos a oportunidade de desenvolver um produto que se diferencia dos demais disponíveis no mercado por ser um ingrediente natural e que apresenta múltiplos benefícios para a pele”, afirma Salazar.

De acordo com a Racco, as maiores consumidoras de clareadores no Brasil são mulheres na faixa dos 30 aos 60 anos, que tendem a buscar tratamentos antimanchas no inverno “devido ao antigo costume de aplicar certos ingredientes na remoção de manchas que podiam piorar com a ação do sol”, diz Nogueira. Ela também aponta um velho hábito que está mudando: “o fator de proteção solar facial vem aumentando. Antes, um protetor com FPS 15 era suficiente para a brasileira ir à praia. Hoje, ela já busca filtros com FPS acima de 50 para uso diário. A tendência de uma pele mais clara deve chegar ao Brasil nos próximos anos”, aposta.

Renata Martins

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções