Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

Symrise busca reduzir o consumo de energia ligado à obtenção da lavanda usada em seus produtos

No âmbito de seu programa de sustentabilidade, a Symrise decidiu dar apoio financeiro ao CRIEPPAM (Centro Regional Interprofissional de Experimentação com Plantas para Perfumes Aromáticos e uso Medicinal), entidade que trabalha para melhorar a eficiência energética dos processos de colheita e destilação de lavanda. A planta, também conhecida no Brasil como alfazema, é um dos ingredientes mais usados no setor de perfumaria.

A Symrise está particularmente interessada nas pesquisas que objetivam aperfeiçoar o protótipo de um equipamento de colheita desenvolvido pelo CRIEPPAM. A máquina, que recebeu o nome de "Espieur", é capaz de colher as flores sem o caule, o que permite reduzir em 30% o consumo de energia na fase posterior de destilação.

Além disso, essa nova colheitadeira melhora consideravelmente a qualidade do óleo essencial, visto que o perfume se concentra principalmente na flor. "O óleo obtido com a colheita efetuada pelo Espieur produz uma fragrância mais moderna e contemporânea. Por isso, convém perfeitamente à formulação de perfumes sofisticados. Temos muita sorte em poder oferecer esse padrão de qualidade", explica Alexandra Carlin, perfumista na divisão Parfumerie Fine da Symrise, em Paris. Para Joachim Correll, mestre perfumista da Symrise no Brasil, "a sensação de pureza natural e frescor é consideravelmente intensificada com o Lavandin Symrise Espieur".

A empresa comprometeu-se a reduzir sua pegada de carbono em 33% até 2020, e a mobilizar a rede de fornecedores para que também contribuam para alcançar essa meta. O objetivo no longo prazo é garantir que 100% das matérias-primas estratégicas sejam de origem sustentável. Como a Symrise compra grandes quantidades de óleo essencial de lavanda para a fabricação de suas fragrâncias, o fato de diminuir o consumo de energia na colheita e no processo de destilação pode melhorar sensivelmente a pegada ambiental dessa matéria-prima natural.

Tradução: Maria Marques

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
Dr Dennis Gross: carro-chefe do mercado americano de tratamentos de ponta para a pele

Emmanuelle Bassmann
Dr Dennis Gross: carro-chefe do mercado americano de tratamentos de ponta para a pele

Quais são as novas propostas dos tratamentos dermatológicos? Que estratégias estão sendo desenvolvidas pelas principais marcas lançadas por profissionais de medicina ou baseadas em conceitos medicinais? Veja a seguir como a marca Dr Dennis Gross responde a essas perguntas. A linha de cuidados do Dr. Dennis Gross, lançada em 2002, teve (...)

+ informações

Seções