Steve Guo formou-se em Química pela Universidade de Estrasburgo em 2010 e obteve um Master em Engenharia de Aromas e Perfumes pela Universidade de Montpellier II em 2012. Começou sua carreira como perfumista assistente na Galimard, em Grasse (2012-2013), sendo em seguida contratado pela Robertet, em Pequim, como perfumista júnior.

Este ano, o Prêmio Internacional de Perfumistas celebrou 60 anos de existência. Na primeira edição, realizada em 1957, o vencedor foi René Cornon, que concorreu com um chipre verde. Por coincidência, a fragrância Chypre da Coty, que deu nome à família de perfumes chipre, foi lançado em 1917 e está comemorando este ano seu centenário.

A SFP decidiu fazer do Prêmio uma ocasião para homenagear essa família de perfumes, convidando jovens talentos a apresentarem suas criações sobre o tema "Os anos Sixties versão moderna: em 2017, uma nova visão do chipre".

O acorde chipre é criado a partir de bergamota, uma nota floral, musgo de carvalho e uma nota amadeirada. Essa família coleciona sucessos memoráveis, como os perfumes Mitsouko, da Guerlain, Femme, da Rochas, Miss Dior e, entre os lançamentos mais recentes, Narciso Rodriguez For Her. Entre os perfumes masculinos, merecem ser citados Pour Monsieur, da Chanel, Kouros, da Yves Saint Laurent, e Polo, da Ralph Lauren, que conquistaram e fidelizaram um público eminentemente elegante e requintado.

Steve Guo seduziu o júri – presidido por Olivier Cresp, mestre perfumista da Firmenich – com seu Chypre 24, que abre com bergamota e mandarina na nota de cabeça, revelando toques de jasmim, rosa e violeta na nota de coração e fechando com um rastro de patchouli, íris e sândalo.

Ao todo, foram apresentadas 77 propostas de candidatura à SFP. Após uma primeira fase de seleção efetuada por uma equipe de perfumistas membros do Comitê Diretor da SFP, 27 fragrâncias foram apresentadas aos membros do Júri Técnico, composto por perfumistas e avaliadores, que por sua vez selecionaram quatro finalistas.

O vencedor foi escolhido por um Júri Artístico formado por Sonia Chacar Bitar, pintora, Elisabeth de Feydeau, especialista em história do perfume, Sophie Forte, atriz e humorista, Martine Denisot, perfumista, Laurence Férat, jornalista, Bertrand Lebugle, diretor do Ateliers Saveurs da Lenôtre, Jean-Marie Martin Hattenberg, especialista em perfumes, Helder Suffenplan, escritor e fundador do site Scentury.com, Elisabeth Villeminot Vezan, sommelière, Michelle Vincent, jornalista, e Sylvie Jourdan, presidente da SFP e da empresa Créassence.