Caroline Villar, sócia-fundadora e diretora de negócios da Souvie

Caroline Villar, sócia-fundadora e diretora de negócios da Souvie

Para receber o selo Ecocert, um cosmético precisa ter em sua composição ao menos 95% de ingredientes vegetais e, deste total, um mínimo de 10% em volume deve ser oriundo do cultivo orgânico. Para estrear no mercado brasileiro, a Souvie foi além e desenvolveu produtos de cuidados pessoais com mais de 99% de matérias-primas naturais na formulação e uma média superior a 55% de ingredientes provenientes da agricultura orgânica, todos com certificação internacional.

Tanto cuidado tem uma explicação. A primeira linha de cosméticos lançada pela marca – fundada no final do ano passado em Itupeva, interior de São Paulo – é dedicada a gestantes. O Brasil tem uma população que ultrapassa 200 milhões de habitantes e mais de 7500 bebês nascem por dia no país. Embora as grávidas estejam cada vez mais cuidadosas com seus hábitos de consumo, ainda são poucos os cosméticos específicos para mulheres nesta fase da vida disponíveis no mercado.

Hoje já é possível detectar elementos tóxicos no cordão umbilical de um recém-nascido, devido a produtos com substâncias químicas ou sintéticas nocivas usados pela gestante. Idealizamos nossas linhas de cosméticos a partir de onde tudo se inicia: dentro da barriga da mãe”, diz Breno Bittencourt Jorge, sócio-fundador e CEO da Souvie.

Composta por sete itens, que vão de sabonete vegetal e creme hidratante para pernas e pés a bálsamo protetor de mamas e creme preventivo de estrias, a linha para gestantes é desenvolvida com óleo vegetal orgânico. As fórmulas não levam parabenos, corantes ou conservantes sintéticos e não têm fragrância, evitando enjoos nas futuras mães.

Produtos da linha Gestante

Produtos da linha Gestante

A empresa se estruturou para ter o máximo controle possível sobre toda linha de produção”, afirma Jorge. Além de contar com fábrica própria, com mais de 2000 m² de área construída, na qual foram investidos R$ 30 milhões, a Souvie também cultiva as matérias-primas que utiliza na elaboração de seus cosméticos. Da Fazenda São Benedito vêm, por exemplo, lavanda, erva-doce, alecrim, camomila e capim-limão, que são produzidos sem o uso de agrotóxicos e com manejo sustentável do solo.

Para os próximos meses, a empresa promete novidades. “No decorrer de 2016, lançaremos novas linhas para recém-nascidos, bebês, crianças e mulheres”, conta Caroline Villar, sócia-fundadora e diretora de negócios da Souvie. A empresa anuncia que terá também em seu catálogo cosméticos para o público jovem, masculino e para mulheres acima dos 40 anos, “respeitando assim a cronologia natural do ser humano”.

A marca foi introduzida primeiramente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo comercializada em redes de drogarias, como a Panvel. “Como a linha gestante é voltada para um segmento específico do mercado, decidimos iniciar as operações nas gôndolas de drogarias, que já possuem espaço destinado a essa categoria. Também estamos presentes em lojas de cosméticos no sul do país”, diz Villar.

A diretora de negócios revela que a partir do mês de março, a empresa começa a operar em São Paulo e em outros estados do sudeste, através de drogarias, representantes e distribuidores, além de seu e-commerce. “Até o final deste ano, a estratégia é alcançar novos pontos físicos nos demais estados do Brasil. O próximo passo é partir para a globalização da marca”, ela adianta. Com as novas linhas de produtos e a expansão pelo território brasileiro, a Souvie prevê um faturamento de R$ 9 milhões em seu primeiro ano no mercado.