Cara Delevingne © AFP Photo / Valery Hache

Cara Delevingne © AFP Photo / Valery Hache

Essa é a conclusão a que chegou uma sondagem realizada no Reino Unido pela British Association of Beauty Therapists and Cosmetology (BABTAC) junto a 2.844 mulheres com idade entre 18 e 73 anos. O resultado confirma as conclusões de várias pesquisas de mercado efetuadas anteriormente: as fãs de maquiagem não dispensam sobrancelhas bem marcadas.

A definição do contorno do rosto por meio de maquiagem (contouring), um hábito muito apreciado por algumas estrelas de reality shows, aparece como a segunda tendência mais importante da década. Com o uso de bases e corretores de diversas tonalidades, a técnica permite trabalhar sutilmente a forma do rosto, a fim de valorizar ou atenuar determinadas regiões.

Impulsionada pela volta da moda dos anos 1990, a boca pintada de tonalidade escura e profunda, com inspiração em frutas vermelhas, foi outro destaque da sondagem. Logo atrás no ranking, despontou a clássica boca vermelha e olhos esfumados (smokey eyes).

Outras tendências mencionadas foram o delineado em forma de asa (winged eyeliner), o gloss, o nude e falsas pintas desenhadas com lápis. Posicionado em último lugar, o look natural.

Aprendizado difícil

Vale também destacar que a maioria das entrevistadas confessou ter aprendido a usar essas técnicas depois de muitas tentativas, nem sempre bem-sucedidas. Mais da metade admitiu ter aprendido graças a tutoriais on-line disponíveis no YouTube. Isso explica, provavelmente, o sucesso das sessões de maquiagem organizadas por muitas marcas e lojas.

Confira, a seguir, o ranking completo, elaborado a partir das respostas dadas por mulheres britânicas:

1. Sobrancelhas marcadas
2. Contouring
3. Boca escura (dark berry lips)
4. Boca vermelha estilo pin-up
5. Olhos esfumados
6. Olhos delineados
7. Gloss na boca
8. Batom nude
9. Pintas feitas com lápis
10. Look natural