O grupo químico internacional Solvay recentemente anunciou a aquisição da empresa Dhaymers, fabricante brasileira de ésteres especiais. Com essa aquisição, a unidade global de negócios Solvay Novecare entrará no segmento de especialidades químicas para cuidados com a pele (skin care) na América Latina, ao mesmo tempo em que reforçará suas posições em especialidades químicas para lubrificantes e indústrias de mineração na região.

Esta aquisição mantém a América Latina no foco dos investimentos da Solvay, em particular na área de especialidades químicas, e se segue à compra dos ativos industriais da ERCA , em abril de 2014, com um plano de expansão de capacidades de produção que será completado em meados de 2015.

Marca reconhecida no setor de especialidades químicas, a Dhaymers tem participação relevante no mercado como um dos principais produtores locais de emolientes e emulsificantes. Sua planta industrial fica em Taboão da Serra (SP). O investimento nesse projeto inclui a aquisição da empresa e a expansão da sua produção.

A estratégia do Grupo Solvay na área de especialidades químicas abrange investimentos em segmentos de mercados de forte expansão. “A aquisição da Dhaymers expandirá a oferta de tecnologias produzidas no Brasil para abastecer o mercado interno e fazer exportações, e reflete o compromisso da Solvay em apoiar os planos de crescimento dos clientes na América Latina”, afirma Emmanuel Butstraen, presidente mundial da Solvay Novecare.

Segundo Valdirene Licht, vice-presidente da Solvay Novecare América Latina, a aquisição da Dhaymers agregará conhecimento tecnológico e um leque de produtos que completa o portfólio de especialidades químicas. “Assim como ocorreu com a Erca, que adquirimos no começo deste ano, estamos expandindo o portfólio de produtos e a capacidade de produção local, o que acelerará nosso crescimento", observa Valdirene Licht.