Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Solvay: a sílica que pode tomar o lugar das esferas de plástico nos cosméticos

No último Salão In-Cosmetics, a Solvay apresentou o Tixosil Micropearl - sílica especialmente desenvolvida para produtos cosméticos. Essa substância de alta dispersão sem emissão de poeira foi projetada como substituto seguro e sustentável para as esferas de plástico presentes em esfoliantes.

A Solvay lança o Tixosil® MicroPearl Silica como a alternativa ecológica que (...)

A Solvay lança o Tixosil® MicroPearl Silica como a alternativa ecológica que vai destronar as esferas de plástico presentes em fórmulas de produtos esfoliantes. (Fotografia: Solvay SA)

A Solvay Silica acaba de adicionar um perfil ecológico às sílicas de alta dispersão da linha Tixosil®. Desenvolvido com o objetivo de substituir as esferas de plástico presentes nas fórmulas esfoliantes de gel ducha, demaquilante para o rosto e outros itens específicos de cuidados da pele, o novo produto é comercializado na forma de micropérolas capazes de substituir as esferas de polietileno, que recentemente foram alvo de questionamento ambiental em razão do risco de poluição que essa matéria plástica representa ao vazar das instalações de tratamento de águas residuais.

"O Tixosil® MicroPearl é uma alternativa segura, ecológica e sustentável para as esferas de plástico", explica Francesca Peditto, Application Manager da Solvay Silica. "Nas fórmulas de produtos esfoliantes para a pele, esse produto apresenta resultados equivalentes ao polietileno, além de oferecer vantagens em termos de custo, como melhor dispersão em soluções aquosas, amplo campo de inclusão de substâncias ativas, menor concentração de tensoativos e uso reduzido de agentes de textura".

À base de areia

A Solvay, que possui unidades de fabricação, pesquisa e inovação em quatro continentes, produz sílicas de alta dispersão por um método de precipitação que utiliza como principal matéria-prima o mineral mais abundante na crosta terrestre: a areia. O Tixosil® é inodoro, quimicamente inerte e considerado sem risco nos processos de fabricação, transporte, movimentação e aplicação.

Photo credit: iStock

Photo credit: iStock

"A linha de produtos já comprovou sua eficácia em matéria de higiene dental e complementação nutricional, setores em que é preciso cumprir rigorosas disposições regulamentares da FDA e de HACCP", explica Delphine Huguenot, diretora comercial da Solvay Silica na Europa. "Na busca de um substituto para as esferas de plástico presentes em seus produtos esfoliantes e de limpeza corporal, um grande fabricante de produtos de higiene pessoal e cosméticos identificou o Tixosil® MicroPearl como uma solução extremamente eficaz e ecológica acrescenta. Esta sílica está sendo produzida em nossas oito fábricas nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Todas cumprem os mesmos critérios de qualidade para atender às crescentes necessidades de clientes de todas as regiões do globo", conclui Delphine Huguenot.

Vários fabricantes de cosméticos, entre os quais gigantes como Unilever e L’Oréal, já anunciaram que não usarão mais microesferas de plástico em seus produtos. Nos EUA, a Califórnia e o Estado de Nova York estudam a possibilidade de proibir o emprego de esferas de plástico em cosméticos.

V.G.

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções