Alain Blondel

Alain Blondel

Bela trajetória, a dessa PME francesa: com 32 funcionários, instalada nos arredores de Paris, ela se especializou na fabricação de aplicadores para cosméticos, com destaque para escovas de rímel. Adquirida em julho de 2011 por seus atuais dirigentes, Alain Blondel e Éric de Bardonneche, e graças ao apoio do fundo de investimento Omnes Capital, a empresa teve o quadro de funcionários pura e simplesmente duplicado em três anos, enquanto o faturamento dava um salto de mais de 50%. No ano passado, a SIMP produziu, na fábrica perto de Paris, cerca de 100 milhões de escovas de rímel e mais de 120 milhões de dosadores de borracha, quebrando todos os recordes anteriores.

Entre os principais ingredientes desse sucesso, uma nova organização industrial capaz de otimizar a produção, bem como a automatização máxima dos postos de trabalho e a determinação de desenvolver expertise em toda a cadeia de produção – em particular integrando a fabricação de moldes e priorizando a inovação, a fim de oferecer a fabricação de produtos com dimensões não padronizadas. "Dispomos de capacidade para realizar um molde piloto em cinco semanas", explica Alain Blondel. "Um molde para produção em massa pode ser desenvolvido em oito ou nove semanas".

Outro diferencial apontado pelo presidente da SIMP é a capacidade da empresa de desenvolver produtos inovadores, reinventando aplicadores para o setor de cosméticos e comercializando-os por preços competitivos. Desde a aquisição da empresa, em 2011, nada menos que sete patentes foram registradas. "Estamos colhendo os frutos do modelo industrial que implementamos, aliado à expertise em desenvolvimento e fabricação de moldes na fase pré-industrial".

Objetivo: conquistar as Américas

"A inauguração da fábrica no México é o resultado natural do sucesso que conquistamos em escala internacional e da nossa proposta de prestar serviços aos clientes em todos os lugares em que eles estejam se desenvolvendo", explica Alain Blondel.

Concretamente, a empresa francesa está se instalando no México, mais exatamente na cidade de Aguascalientes. A fábrica, com 1.500 m2, vai inicialmente produzir o que hoje representa um dos seus principais carros-chefe: dosadores de borracha. Em meados de 2016, a fábrica mexicana deverá estar produzindo cerca de 30 milhões de dosadores por ano. "É um marco importante em nosso desenvolvimento na América do Norte e América do Sul", continua Alain Blondel. "O último MakeUp in New York do qual participamos evidenciou nosso potencial de desenvolvimento nesse continente. Nossa presença no MakeUp in São Paulo confirmou esse potencial".

Outros aplicadores, outros setores...

"Mas os desafios não param por aí", afirma a SIMP. "Embora a escova de rímel em matéria plástica seja um dos produtos responsáveis por termos uma fatia de aproximadamente 25% do mercado mundial, trabalhamos muito no desenvolvimento de outros tipos de aplicadores, em particular para gloss, mas também para empresas de outros setores – por exemplo produtos parafarmacêuticos e várias outras aplicações industriais". Vale notar que as operações não relacionadas com o setor de cosméticos representarão, este ano, cerca de 30% do faturamento da empresa.