Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

SIMP se instala no México

A empresa francesa, especializada na fabricação de aplicadores plásticos para cosméticos, anuncia a construção de uma unidade de produção de dosadores de borracha em Aguascalientes, no México. A fábrica terá 1.500 m2 de área para produção e estará operacional a partir do segundo trimestre de 2015. No primeiro ano de funcionamento, a unidade empregará cerca de dez funcionários e produzirá aproximadamente 30 milhões de dosadores. Alain Blondel, presidente da empresa, conta os detalhes.

Alain Blondel

Alain Blondel

Bela trajetória, a dessa PME francesa: com 32 funcionários, instalada nos arredores de Paris, ela se especializou na fabricação de aplicadores para cosméticos, com destaque para escovas de rímel. Adquirida em julho de 2011 por seus atuais dirigentes, Alain Blondel e Éric de Bardonneche, e graças ao apoio do fundo de investimento Omnes Capital, a empresa teve o quadro de funcionários pura e simplesmente duplicado em três anos, enquanto o faturamento dava um salto de mais de 50%. No ano passado, a SIMP produziu, na fábrica perto de Paris, cerca de 100 milhões de escovas de rímel e mais de 120 milhões de dosadores de borracha, quebrando todos os recordes anteriores.

Entre os principais ingredientes desse sucesso, uma nova organização industrial capaz de otimizar a produção, bem como a automatização máxima dos postos de trabalho e a determinação de desenvolver expertise em toda a cadeia de produção – em particular integrando a fabricação de moldes e priorizando a inovação, a fim de oferecer a fabricação de produtos com dimensões não padronizadas. "Dispomos de capacidade para realizar um molde piloto em cinco semanas", explica Alain Blondel. "Um molde para produção em massa pode ser desenvolvido em oito ou nove semanas".

Outro diferencial apontado pelo presidente da SIMP é a capacidade da empresa de desenvolver produtos inovadores, reinventando aplicadores para o setor de cosméticos e comercializando-os por preços competitivos. Desde a aquisição da empresa, em 2011, nada menos que sete patentes foram registradas. "Estamos colhendo os frutos do modelo industrial que implementamos, aliado à expertise em desenvolvimento e fabricação de moldes na fase pré-industrial".

Objetivo: conquistar as Américas

"A inauguração da fábrica no México é o resultado natural do sucesso que conquistamos em escala internacional e da nossa proposta de prestar serviços aos clientes em todos os lugares em que eles estejam se desenvolvendo", explica Alain Blondel.

Concretamente, a empresa francesa está se instalando no México, mais exatamente na cidade de Aguascalientes. A fábrica, com 1.500 m2, vai inicialmente produzir o que hoje representa um dos seus principais carros-chefe: dosadores de borracha. Em meados de 2016, a fábrica mexicana deverá estar produzindo cerca de 30 milhões de dosadores por ano. "É um marco importante em nosso desenvolvimento na América do Norte e América do Sul", continua Alain Blondel. "O último MakeUp in New York do qual participamos evidenciou nosso potencial de desenvolvimento nesse continente. Nossa presença no MakeUp in São Paulo confirmou esse potencial".

Outros aplicadores, outros setores...

"Mas os desafios não param por aí", afirma a SIMP. "Embora a escova de rímel em matéria plástica seja um dos produtos responsáveis por termos uma fatia de aproximadamente 25% do mercado mundial, trabalhamos muito no desenvolvimento de outros tipos de aplicadores, em particular para gloss, mas também para empresas de outros setores – por exemplo produtos parafarmacêuticos e várias outras aplicações industriais". Vale notar que as operações não relacionadas com o setor de cosméticos representarão, este ano, cerca de 30% do faturamento da empresa.

Jean-Yves Bourgeois

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções