Luzia Costa, Beryllos

Remover a cutícula é um hábito bastante comum entre as brasileiras. Mas vem crescendo no país um movimento contrário à prática, uma vez que a cutícula funciona como um selo protetor, impedindo a entrada de umidade e organismos que podem causar danos à matriz da unha. Isso sem falar do alicate de cutículas, o maior vilão entre os instrumentos utilizados pelas manicures quando o assunto é transmissão de diversas doenças, que podem incluir micose e hepatite.

Foi de olho nessa tendência que a empresária do ramo da beleza Luiza Costa desenvolveu uma técnica inédita no cuidado das unhas: a cutilagem. A ideia surgiu de forma inusitada, durante uma visita a um consultório dentário. Enquanto sua filha era tratada de uma cárie, ela pensou em utilizar a turbina de alta rotação da dentista, o famoso “motorzinho”, para cuidar das cutículas. “Após alguns estudos, e meses de testes nas minhas mãos, eu adaptei um micromotor com uma ponta desbastadora para afinar e polir a cutícula, sem cortes e machucados e minimizando o risco de infecções”, diz Costa.

A empreendedora, que trabalhou com depilação e se especializou em micropigmentação de sobrancelhas, fundou em 2013 a rede a Sóbrancelhas, franquia dedicada ao design de sobrancelhas, com mais de 200 unidades no Brasil e na Argentina. Costa já planejava abrir uma esmalteria, pois havia uma demanda por serviços de manicure nas lojas da Sóbrancelhas, mas ela buscava um diferencial.

Sempre tive o espírito empreendedor. A vontade de inovar no mercado nunca saiu da minha cabeça. A cutilagem é a evolução das esmalterias”, afirma Costa, que no ano passado inaugurou na cidade de Taubaté, a 140 km de São Paulo, a primeira unidade da Cuticularia Beryllos.

Para garantir mais segurança às consumidoras, além de abolir totalmente o uso de alicates de cutícula, a nova franquia só trabalha com materiais descartáveis e disponibiliza esmaltes de dose única para cada cliente. São 43 opções de cores em embalagens de 4 ml, que podem ser levadas para casa se o produto sobrar após a aplicação.

A Beryllos também conta com uma linha própria de artigos para o cuidado de mãos e pés, incluindo serúm nutritivo para unhas, esfoliante e creme hidratante, além de trabalhar com tratamento estético com luz intensa pulsada, oferecendo procedimentos para o rejuvenescimento da pele, clareamento de manchas e fotodepilação.

Além da loja de Taubaté, cidade onde mora, Costa inaugurou outras duas unidades em 2017: em Maceió (AL) e Pouso Alegre (MG). O objetivo é chegar à metade deste ano com 50 franquias em funcionamento e, em três anos, atingir 150 pontos de operação em todo o país.Apostamos nestas novas técnicas para a expansão rápida da rede”, afirma.

De acordo com a empresa, o foco do negócio está em cidades com aproximadamente 100 mil habitantes. “Fizemos uma pesquisa nestes mercados e percebemos a carência por serviços de cuidados com as unhas que também prezam pela saúde”, acrescenta.

Assim como a Sóbrancelhas, a Beryllos também deve alcançar outros territórios. “Já temos contrato assinado para levar a franquia para a Bolívia. Vamos começar a sentir o mercado internacional, mas temos certeza de que também teremos sucesso”, garante a empresária.

Para abrir uma unidade da cuticularia, o interessado precisa investir R$ 234 mil e o faturamento mensal previsto é de R$ 70 mil.