Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Selfies e strobing impulsionam vendas de maquiagem de luxo

A crescente popularidade dos selfies e da técnica de strobing vem movimentando o mercado de maquiagem de luxo no Reino Unido, segundo pesquisa realizada pela agência The NPD Group.

Foto: shutterstock.com / © Yuganov Konstantin

Foto: shutterstock.com / © Yuganov Konstantin

"Atuando como motor de crescimento para o mercado de cosméticos de prestígio, a dinâmica do setor de maquiagem vem sendo estimulada pela popularidade dos selfies. A moda de compartilhar autorretratos, lançada por celebridades como Kim Kardashian, se alastrou mundo afora e tem no make um parceiro indispensável para criar a imagem perfeita. Da mesma forma, a técnica de strobing, que surgiu no início de 2015 como a mais nova tendência de maquiagem, vem incitando as consumidoras a comprar mais produtos iluminadores, a fim de testar as possibilidades oferecidas por essa nova maneira de realçar os traços do rosto", explica June Jensen, diretora do setor UK Beauty da agência The NPD Group.

No Reino Unido, as vendas de produtos de beleza de marcas de luxo totalizaram 1,2 bilhão de libras esterlinas entre janeiro e agosto de 2015. Em relação ao ano anterior, esse resultado representa um crescimento de 6,4%. Os produtos de maquiagem, que representam 32,8% desse mercado, cresceram 3,2% nesse mesmo período.

Geração selfie

Segundo a NPD, os três principais segmentos da categoria maquiagem registraram um crescimento de dois dígitos no período de janeiro a agosto de 2015, em relação ao mesmo período em 2014: no segmento de produtos para o rosto, a estimativa é de que o mercado movimente um total de 206 milhões de libras esterlinas, o que corresponde a um crescimento de 17%; no de produtos para os olhos, as estimativas indicam um faturamento de 101 milhões de libras esterlinas, correspondendo a um crescimento de 13%; por fim, o valor do segmento de maquiagem para os lábios no setor de luxo totaliza 54 milhões de libras esterlinas, o que representa um crescimento de 16% em relação a 2014. Analisando separadamente o segmento de produtos faciais, a venda de bases movimentou 112 milhões de libras esterlinas, aumentando 16% no período que vai de janeiro a agosto de 2015.

Esse crescimento espetacular pode ser diretamente atribuído à crescente popularidade dos selfies. June Jensen resume: "Muitas celebridades, como Kim Kardashian, Beyoncé e Cara Delevingne, incitaram toda uma geração de mulheres a postar selfies nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. Para garantir um resultado perfeito nas fotos, essas mulheres perceberam que é essencial usar maquiagem para rosto, olhos e lábios. As marcas decidiram, então, oferecer bases e primers faciais capazes de produzir a imagem que as consumidoras desejam compartilhar nas redes, usando termos como photo ready, camera ready e HD. Foi assim que surgiu uma nova subcategoria de produtos, o que acabou estimulando as vendas".

Strobing

Ganhando espaço em 2015 como uma das principais tendências em matéria de maquiagem, o strobing - nova técnica usada para iluminar o rosto e acentuar os traços - gerou, entre janeiro e agosto de 2015, um crescimento de 48,5% na venda de produtos destinados a realçar e iluminar o rosto, em comparação com o mesmo período de 2014. Ao longo desses oito meses, as vendas de produtos iluminadores totalizaram 8 milhões de libras esterlinas, enquanto que, no mesmo período de 2014, as vendas representaram 5,5 milhões de libras esterlinas.

"Com o strobing, as vendas de produtos iluminadores deram um salto impressionante este ano. A nova técnica deu o que falar nas mídias sociais, nos blogs de beleza e na imprensa em geral, e as marcas resolveram apostar nessa tendência, lançando novos produtos e concentrando o marketing nas linhas existentes, para estimular as vendas tanto nas lojas como pela internet", conclui Jensen.


Fonte: The NPD Group
(Tradução: Maria Marques)

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções