Durante muito tempo suplantado pelo gel ducha, o sabonete em barra está voltando com força total ao carrinho de compras do consumidor francês. A tendência é como um banho revigorante para o segmento.

"Os consumidores estão voltando a se interessar pelos sabonetes em barra por quatro razões: desconfiam que os sabonetes líquidos contenham substâncias nocivas; buscam resgatar hábitos mais autênticos; desejam economizar, já que um sabonete em barra dura muito mais; e, por último, sabonetes são um ótimo presente", explica Guillaume Fievet, diretor da fábrica francesa La Savonnerie du Midi, que reúne as marcas La Corvette e Maître Savon.

Guillaume Fievet adquiriu a empresa, instalada em Marselha há muitas gerações, em 2013. Na época, a fábrica passava por dificuldades. O empresário decidiu apostar no revival de duas linhas tradicionais dos célebres sabonetes de Marselha: Maître Savon, comercializada em supermercados, e La Corvette, vendida, com um posicionamento mais premium, em lojas de produtos naturais, farmácias e redes especializadas em decoração. Três anos mais tarde, a empresa registra ótimos resultados: 25% de crescimento em 2016, em comparação com o ano anterior. Para 2017, a previsão é que o crescimento continue nesse ritmo.

Tradição, simplicidade e qualidade

Os novos usuários dos sabonetes em barra apreciam o produto por ser econômico, ecológico (ausência de embalagem plástica), natural e – acredite se quiser – por ser novidade. De fato, muitos franceses das gerações mais novas só conheciam sabonetes líquidos. Um grande número de marcas já começou a seguir essa tendência, ao passo que novas grifes entraram no mercado mais recentemente, buscando um posicionamento de luxo para esse produto universal.

"Longe de ser um movimento automático, essa volta às origens é uma opção deliberada", garante Codou Cissé, fundadora da Adduna Beauté, jovem marca lançada em 2014 com uma linha de sabonetes made in France enriquecidos com matérias-primas do mundo todo. Os sabonetes de beleza Adduna são fabricados a frio, usando um método de saponificação que consiste em simplesmente misturar o material graxo (gorduras e óleos vegetais) a uma base, transformando-os em sabonete. Naturalmente, o produto contém glicerina, que preserva a camada hidrolipídica da pele.

"O interesse por sabonetes naturais, de alta qualidade, à base de princípios ativos benéficos para a pele é uma tendência que chegou para ficar, pois é motivada pela busca de produtos seguros", garante Sylvie Dalibard, fundadora da marca de sabonetes Daliane, fabricados com leite de jumenta.

O sabonete, quem diria, é a última moda na França. A indústria de cosméticos decidiu repaginar esse item elementar de higiene e transformá-lo em um verdadeiro produto de beleza, seguindo o exemplo do setor de produtos de limpeza, que trouxe o sabão em barra de volta às lojas francesas como alternativa natural aos detergentes químicos.