Em poucas palavras, a saúde está se tornando um novo parâmetro de beleza: "na verdade, beleza é um misto de bem-estar, vibração e vitalidade", afirma o Dr. Taz, especialista em medicina integrativa nos Estados Unidos. Por isso, as marcas estão dando destaque a novos aspectos em suas campanhas, "evidenciando o brilho da saúde e da juventude para refletir uma imagem radiante no espelho ", confirma seu colega, Dr. Perricone.

The continuum between health and beauty has to be developed. Photo: © Valua...

The continuum between health and beauty has to be developed. Photo: © Valua Vitaly / shutterstock.com

Atualmente, uma nova equação traduz a autogestão no plano pessoal: [saúde + bem-estar + beleza]. As pessoas dotadas de "superconsciência" estão criando rotinas globais de cuidados para a pele e definindo pessoalmente parâmetros de bem-estar e beleza, buscando inspiração em campanhas comerciais de marcas de cosméticos e em recomendações feitas não apenas por especialistas, como também por seus pares. O sucesso estrondoso da prática de ioga e meditação nos últimos três anos ilustra perfeitamente o novo lema: cultivar a paz interior para revelar a beleza profunda.

Para além do fenômeno de sociedade, a "tecnologia da saúde" vem transformando a relação que cada um cultiva com tratamentos estéticos e consigo mesmo. A revolução da Saúde Digital está imprimindo novos contornos aos futuros conceitos de beleza, saúde e bem-estar: "Este ano, 500 milhões de seres humanos vão monitorar a saúde por meio de um app ou dispositivo conectado" [2].

Prevenção reforçada, acompanhamento holístico e apps que identificam o estado de espírito estão se tornando ingredientes indispensáveis: os patches revelam tudo sobre o usuário (o biosensor HealthPatch, da VitalConnect, analisa batimentos cardíacos, posição do corpo e temperatura, entre outros parâmetros); a Tellspec inventou um aparelho que escaneia a comida; na China, a Baidu projetou pauzinhos que detectam substâncias tóxicas nos alimentos; a Alliance Pornic criou o Physioscan, equipamento que analisa o campo energético de tecidos e órgãos, fornecendo um balanço global do organismo; o app Nudge, esperto como ele só, cruza os resultados de rastreadores fitness e outros aplicativos do gênero, apresentando ao usuário um resultado único (aliás, que tal aproveitar a ideia no setor de beleza?).

Na área de cosméticos, a Ioma abriu caminho para um novo método de "radiografia cutânea" graças à tecnologia MEMS de medição espacial, enquanto a L’Oréal, com o app Makeup Genius, conseguiu a proeza de identificar 64 pontos dinâmicos para reconhecimento facial. A Panasonic vem trabalhando ativamente no desenvolvimento de um espelho conectado que estará à venda para o grande público. O Dr. Denis Lamboley desenvolveu, para a Clarins, um aplicativo chamado Wellspa que funciona como um coach: com abordagem multidimensional, ele abrange aspectos como estresse, humor, energia e nutrição, além de dar conselhos e recomendar exercícios práticos (respiração, coerência cardíaca, etc.). Esse é um bom exemplo de marca que considera o bem-estar e a saúde como fatores indispensáveis à beleza.

Por último, a escalada sincronizada das tecnologias GRIN (Genética, Robótica, Informação, Nanotecnologia) constitui uma mudança radical no campo da saúde. A promessa de longevidade vem ganhando forma pelas mãos da ciência e das biotecnologias. A Calico (Google), por exemplo, fixou como objetivo prolongar a vida em pelo menos 20 anos. O movimento transumanista, presente em todas as salas de trabalho do Vale do Silício, sonha em dar ao homem uma dimensão ampliada – sem doença, envelhecimento ou morte.

Diante da atual revolução no campo da saúde e da pluralidade de soluções que a tecnologia oferece, o paradigma dos tratamentos estéticos deve ser repensado para não ficar defasado. A ideia é desenvolver sinergias e estabelecer uma continuidade entre saúde e beleza. Isso significa, entre outras coisas, garantir que os produtos sejam seguros, resgatar relações sensoriais consigo mesmo e potencializar tecnologias. Mas não é só isso: significa também fundamentar-se no rastreamento onisciente, na abordagem preditiva e nos dados que deles resultarem para construir soluções de ponta personalizadas, que por um lado garantam a função e a ação dos produtos cosméticos e, por outro, ofereçam uma dimensão emocional.