O contouring nosso de cada dia

Não é de hoje que a técnica de contouring, ou definição do contorno do rosto, faz parte da rotina dos profissionais de maquiagem. Nos últimos anos, porém, ela se tornou uma espécie de obsessão coletiva para as adeptas de maquiagem, encantadas com os pequenos truques que valorizam a estrutura óssea do rosto. Para satisfazer a esse público cada vez mais numeroso, muitas marcas de maquiagem, desde as mais populares até grandes nomes da indústria de cosméticos, estão lançando kits de contorno facial.

Novas soluções de contouring para amadoras ou profissionais

O nicho do contouring vem evoluindo de forma acelerada: os kits básicos com apenas duas tonalidades deram lugar a produtos mais elaborados, com uma variedade de tons capazes de criar um efeito frio ou quente, mate ou brilhante. Entre as novidades, lápis cremosos (ideais para novatas no universo da maquiagem) e paletes altamente personalizadas para o contorno dos olhos. Entretanto, restam ainda muitos territórios a explorar no campo da diferenciação – por exemplo, com produtos adaptados a cada tipo de pele ou para maquiagem diurna ou noturna.

- As marcas de luxo estão conscientes do imenso potencial que oferece o segmento de contouring. Um bom exemplo é a linha New Dimension, da Estée Lauder: lançada recentemente, ela traz produtos para contouring na forma de maquiagem e de cuidados faciais.

- A americana Kat von D, célebre artista de tatuagens, lançou a paleta Shade + Light, especialmente criada para definir e realçar os olhos. O produto, que oferece personalização extrema, apresenta três quartetos de sombras para obter um tom de pele neutro, frio ou quente, segundo o efeito desejado.

- O kit de três lápis para contouring da Smashbox vem acompanhado de um guia prático que ensina como usar os produtos em função da forma do rosto. Além das tonalidades geralmente usadas para realçar o contorno, o kit traz um lápis de transição no tom bronze, que ajuda a obter um acabamento perfeito. A textura macia da ponta torna a aplicação rápida e precisa.

Os métodos usados pelos profissionais estão atualmente ao alcance de qualquer pessoa que deseje se aprimorar nas técnicas de maquiagem. O desenvolvimento das mídias sociais permite que as consumidoras busquem ativamente novas ideias em matéria de beleza. Muitas vezes, isso representa um desafio para as marcas, que não raro se encontram expostas à opinião pública por iniciativa de vlogueiros e blogueiras; mas, por outro lado, o crescimento das mídias sociais significa também mais oportunidades para apresentar uma crescente variedade de produtos que veiculam uma imagem profissional.