Na minha ultima matéria falei sobre a evolução dos canais de distribuição, mas já sabemos que nestas transformações não haverá mais um modelo absoluto de canal.

As redes de lojas deverão se questionar sobre : para o que serve uma loja ? Para que e como aliar o ponto de venda fisico e a tecnologia ? Portanto a questão fundamental é como conciliar ?

Talvez possamos encontrar muitas respostas a estas questões na sensacional experiência que é o novo ponto de venda inagurado dia 21 de outubro no centro de Paris : a loja Sephora Flash.

A rede que pertence ao gigante de luxo LVMH, já havia inaugurado há alguns meses o serviço Click et Collect em menos de 3 horas e agora propõe um modelo totalmente inovador, onde a enorme oferta da rede poderá se adaptar a espaços fisicos menores.

Sephora propõe « uma experiência de compras unica e inédita » em 5 etapas :

- Etapa 1 : O cliente entra na loja e recebe um cesto digital (em forma de cartão) e um cesto fisico para juntar suas compras.
- Etapa 2 : O cliente sai em busca dos lançamentos, dos clássicos e dos produtos exclusivos tanto no espaço fisico quanto através das gôndolas digitais, tabletes e quiosques interativos. Se precisar de conselhos, vendedores, bem treinados, estão a disposição do cliente. As compras se completam consumindo algum dos serviços propostos : make-up bar, Eyelash Bar, Bar Make Up For Ever, Brow Bar Benefit e Nail Play, além do flash bar que propõe um must em tecnologia através dos espelhos para selfies, carregadores de telefones e distribuidores de amostras (além do mix, a originalidade dos serviços faz a força da marca).
- Etapa 3 : Pagar por todas as compras : fisicas e digitais no caixa.
- Etapa 4 : Levar consigo as compras fisicas e selecionar o modo de entrega das compras digitais : entrega a domicilio ou na própria loja.
- Etapa 5 : Se divertir escolhendo as amostras desejadas no distribuidor digital, « Le Mini Beautic ».

A experiência de compras realmente permite ao cliente um espaço lúdico e a impressão de garimpar as novidades, testar os produtos, se aconselhar com a equipe da loja num ambiente futurista onde temos a confirmação de que a tecnologia pode sim estar a serviço do humano. Esta loja estimulará certamente o mercado a acelerar sua reflexão e a se (re)inventar.

Sephora Flash : 66, Rue de Rivoli de 2a a sábado das 10h às 22h.