Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Laurence Bacilieri

Proteção solar: tendências da safra 2015 - De bem com o sol, dia e noite

Todos os meses, a Société Française de Cosmétologie oferece uma série de palestras em torno de um tema central. Em junho, foi a vez da proteção solar. Participaram dos debates três especialistas: F. Bernerd (L’Oréal R&I), Ratan K. Chandrhuri (Syntheon) e Laurence Bacilieri (Cosmetic Ressources). Confira, a seguir, um breve panorama das principais tendências do mercado, por Laurence Bacilieri.

Filtros UV

Um dos aspectos mais marcantes deste ano é a invasão de FPS em produtos para a pele e maquiagem. Proteger-se tornou-se um gesto natural: os filtros solares, onipresentes, passaram a fazer parte do dia a dia e hoje se encontram em outros tipos de produto, como blur e resurfacing. Grandes grupos do setor de cosméticos já estão modificando seus produtos de proteção urbana, integrando um FPS 50 (Clarins e Chanel, por exemplo). Vale lembrar que as perspectivas não são nada animadoras: as estimativas indicam que, de cada cinco cidadãos americanos, um será vítima de câncer da pele, e uma porcentagem significativa da população dos Estados Unidos, em algum momento da vida, deverá ser submetida a cirurgia para retirada de melanoma.

O fato é que, com ou sem filtro, os protetores urbanos continuam priorizando a experiência sensorial do produto. As fórmulas, extremamente leves, estão mais sofisticadas e protegem contra os raios UV, mas também contra radicais livres, poluição e outros agentes agressores. A Ducray, com o Melascreen UV, oferece um novo princípio ativo que age controlando a pigmentação e os danos às células. Até a zona frágil do contorno dos olhos ganhou um aliado: Eye UV Defense SPF 50, da Skinceuticals, que protege a pele vulnerável em torno dos olhos e pode ser usado como base de maquiagem. O segredo da fórmula é sua base anidra, que impede a penetração do produto nos olhos.

Uma das grandes preocupações das mulheres é conciliar proteção e maquiagem: muitas vezes, os filtros não interagem bem com outros produtos, como base para o rosto e blush. Mas, com a chegada de uma nova família de produtos compatíveis com maquiagem, esse problema já tem solução. A Supergoop!, por exemplo, criou o Defense Refresh Setting Mist SPF 50. No mesmo estilo, a Coola lançou o Makeup Setting Spray SPF 30, protetor em spray que não briga com a maquiagem.

Sensibilização

Cientes dos danos causados à pele pelo sol, duas marcas decidiram alertar os consumidores sobre a necessidade de prevenção por meio da difusão de material audiovisual. A Nivea, em parceria com a FBC Brasil, realizou um vídeo com cenas de crianças numa praia carioca: o filme mostra uma equipe de jovens distribuindo bonecos fabricados com um plástico sensível, que fica vermelho (como a pele queimada) ao contato com o sol se não for aplicado o protetor solar.

Outra bela iniciativa foi apresentada pela La Roche Posay, que convida o público a agir como Spot Checkers. Tendo como protagonista uma família de dálmatas, o vídeo apresenta uma abordagem moderna e original que fala ao coração.

Água!


Na Shiseido, a novidade é o Wet Force, que potencializa a eficácia do filtro solar quando aplicado na pele molhada. Aliás, a água é um elemento onipresente este ano. A marca St Tropez desenvolveu o Gradual Tan in Shower, autobronzeador para usar durante o banho. A Nivea, sempre um passo à frente quando o assunto é inovação técnica nessa área, também desenvolveu recentemente demaquilantes e hidratantes para uso no banho.

E para quem sonha em se bronzear enquanto dorme, a Lancôme decidiu inventar o sol noturno, a fim de garantir um rosto corado e saudável pela manhã: o Flash Bronzer Night Sun, aplicado à noite, revela uma pele resplandecente ao acordar. Dia após dia, a intensidade vai sendo modulada para atingir o tom ideal. Além disso, o Flash Bronzer é um excelente tratamento noturno para a pele, graças à presença de uma trilogia de óleos preciosos: monoi, rosa mosqueta e argan. Sem esquecer que o produto foi formulado para não manchar roupas nem lençóis.

Laurence Bacilieri - Cosmetic Ressources
(Tradução: Maria Marques)

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Laurence Bacilieri

Laurence Bacilieri especializou-se na indústria de cosméticos, na qual atua há mais de 30 anos. Sua trajetória inclui experiências como jornalista para a imprensa especializada, consultora expert em beleza para um programa da televisão americana e consultora sênior para o Mintel Group. Titular de um MBA pela Universidade de Columbia, ela fala fluentemente o inglês e o francês.

Com um trabalho 100% focalizado no monitoramento dos mercados de cosméticos, Laurence Bacilieri criou a Cosmetic Ressources, escritório de consultoria em Marketing Intelligence especializado em beleza, novas tendências de produtos e conhecimento dos consumidores.

Laurence Bacilieri presta assessoria a empresas, ajudando-as a vencer os desafios no processo de desenvolvimento de produtos e marketing.

Site da agência:
http://cosmeticressources.org

Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções