A indústria da beleza continua resistindo às fortes turbulências econômicas e políticas do mundo atual. Segundo dados recentes divulgados pela Euromonitor International, em 2014 o setor gerou um faturamento mundial de 465 bilhões de dólares. Com crescimento de 5%, o mercado mundial novamente registrou aumento nas vendas de produtos de primeira necessidade nos países emergentes. O estudo também observou que os produtos mais sofisticados estão conquistando cada vez mais espaço junto a todos os tipos de consumidores, com a adoção de rotinas de beleza mais completas em todos os segmentos de produtos.

A China e o Brasil detêm o título de mercados mais promissores, deixando entrever que seu crescimento absoluto deverá alcançar 10 bilhões de dólares em 2019. Paralelamente, as previsões apontam para uma forte expansão também na Indonésia e na Índia, bem como nos Estados Unidos e na Arábia Saudita. Argentina, Irã, México, Tailândia e Turquia também apresentam excelentes perspectivas de crescimento.

Consumidores: é coisa de pele

Na maioria dos mercados, o segmento que mais se destaca é o de cosméticos para a pele, cujas vendas mundiais deverão totalizar mais de 130 bilhões de dólares em 2019. "De todas as categorias de produtos de beleza, é nos tratamentos cutâneos que os consumidores continuam investindo mais, com 15 dólares ao ano por pessoa, em comparação com 10 dólares para produtos capilares e 7 dólares para maquiagem", explica Irina Barbalova, Head of Beauty and Personal Care da Euromonitor International. "Até 2019, um terço do faturamento mundial dos produtos de beleza será gerado por tratamentos para a pele, comparado com 23% entre 2009 e 2014".

Os mercados asiáticos são o principal terreno de crescimento para os produtos para a pele. Segundo a Euromonitor, até 2019 a Ásia será responsável por 80% do crescimento das vendas mundiais nessa categoria. A China, sozinha, responderá por 75% do crescimento absoluto das vendas no continente. "Devemos também ficar de olho na Indonésia e na Índia, que surgem como as próximas fronteiras de expansão. Até 2019, a Indonésia deverá conquistar um lugar entre os dez principais mercados mundiais de cosméticos para a pele", prevê Irina Barbalova.

Vale ressaltar que o mercado de tratamentos para a pele não está apenas crescendo, mas também se transformando, tanto em termos de diversificação como de exploração de novos conceitos de produtos. Segundo a Euromonitor, o desenvolvimento de novas tecnologias impulsionou a demanda em matéria de personalização e estimulou a criação de um vínculo com os produtos. Na Ásia, a busca pela inovação atua como uma força motriz e se traduz em novos formatos, novas texturas e novos benefícios para o consumidor.