Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Pesquisa revela que brasileiros são os mais influenciados pelas embalagens na hora das compras

Estudo anual da WestRock também aponta o Brasil como líder em satisfação entre os cinco países analisados, com destaque para a categoria de fragrâncias.

A terceira edição da pesquisa Packaging Matters reforçou a importância da embalagem como elemento de conexão entre consumidor e fabricante ao estabelecer uma forte relação com a intenção de compra e lealdade à marca. Os dados revelam que 37% dos consumidores do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos já experimentaram um produto porque a embalagem atraiu sua atenção ou repetiram a compra incentivados por sua funcionalidade.

O estudo foi realizado pela WestRock, empresa nascida da fusão entre duas líderes mundiais do segmento de embalagens – MeadWestvaco Corporation e RockTenn Company – e examinou o comportamento de 5.075 pessoas em cinco mercados globais.

Milena Lima, coordenadora de comunicação da WestRock

Milena Lima, coordenadora de comunicação da WestRock

No Brasil, 52% dos participantes da pesquisa consideram a embalagem um item muito ou extremamente importante, colocando o país à frente de Alemanha, China, EUA e França nesse quesito. Qualidade (95%) e segurança (91%) aparecem no topo da lista de fatores levados em conta no momento da compra.

A satisfação com as embalagens também é maior no Brasil, onde 66% dos consumidores estão completamente ou muito satisfeitos, comparados aos 52% da média mundial. As embalagens de fragrâncias são as que mais agradam aos brasileiros, sendo 78% deles completamente ou muito satisfeitos com o que é oferecido na categoria, 20% a mais que o resultado global. “As principais marcas de fragrâncias no Brasil são empresas que tradicionalmente investem em embalagens sofisticadas e inovadoras. Diferentemente de outras categorias, elas são desenvolvidas para fazer parte do encantamento que a própria fragrância deve proporcionar ao consumidor”, afirma Tove Dahlstrom, coordenadora de marketing da WestRock.

Embora a pesquisa revele que mais de 77% dos entrevistados acreditam que as marcas estão na direção certa quando se trata de novas tendências em embalagens, a Packaging Matters mostrou que há uma demanda crescente por inovação. Segundo Milena Lima, coordenadora de comunicação da WestRock, os atributos mais esperados são conveniência, segurança e funcionalidade, responsável por prevenir o derramamento, vazamento ou rompimento do produto. “No caso das embalagens que utilizam válvulas e sprays, a questão da segurança também está relacionada ao controle de dosagem e utilização do produto até a última gota, evitando o desperdício”.

Lima afirma que as expectativas dos consumidores são influenciadas por fatores regionais, econômicos, políticos e sociais, além de tendências globais. Compradores urbanos, por exemplo, valorizam a portabilidade. Produtos mais práticos e que primem pela sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são uma tendência no setor, além de um desafio para a indústria. Ela explica que a embalagem também atua como um rápido atalho visual a uma categoria, produto ou marca, tanto no varejo físico quanto digital.

Todas as categorias analisadas pelo Packaging Matters apontaram para um aumento na propensão para compras online, com cosméticos e fragrâncias ocupando os primeiros lugares. A China foi o único país em que a maioria dos consumidores (65%)
afirmou que a embalagem é mais importante para a experiência de e-commerce do que para a compra no varejo. No Brasil, 60% dos consumidores valorizam mais a qualidade da embalagem em lojas físicas, enquanto 40% a consideram um fator determinante na hora de adquirir um produto pela Internet.

Os mais recentes lançamentos da WestRock na Europa e nos EUA são o Amplify e o MiniMod, soluções portáteis e de fácil manuseio, com dosagem consistente e controlada. A empresa está estudando parcerias com fornecedores brasileiros para viabilizar a fabricação dessas embalagens no país.

Fernanda Bonifacio

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções